bannertopsindicalizacao

Notícias
Publicado em Sexta, 08 Fevereiro 2019 15:27
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Nesta quinta-feira ocorreu a reunião bilateral de mediação do ACT no Tribunal Superior do Trabalho com a presença dos Sindicatos dos Jornalistas do DF, Sindicato dos Radialistas do DF, Federação Nacional dos Jornalistas, Comissão de Empregados e de representantes da EBC. Na reunião mediada pelo juiz auxiliar Rogério Neiva, ficou acertado a prorrogação do ACT 2017/18 por mais 30 dias.

O juiz propôs que os Sindicatos e a empresa se reunissem para discutir as cláusulas que em sua visão possuem um nível de divergência "mais contido", ou que há maior flexibilidade de negociação. São elas: acúmulo de função, abono de faltas, escala de trabalho e folgas, multa por descumprimento, controle e redução de jornada. As reuniões ocorrerão na próxima segunda (11) e terça (12).

Já as cláusulas consideradas de maior nível de divergência - que são os reajustes econômicos, tickets extras, contribuição assistencial e auxílio previdenciário - serão discutidas diretamente no TST na próxima quinta-feira (14). O resultado de negociação das demais cláusulas também será apresentado no TST.

A empresa ponderou ainda que não poderá cumprir a mudança acordada na Cláusula 22 - auxílio médico, proposta pela própria EBC e aceita pelos empregados. O pagamento retroativo para reajustes do reembolso não poderá entrar no ACT de acordo com orientação do SEST. Mas a empresa afirmou que se compromete a incluir a questão em norma interna. As entidades representativas dos trabalhadores cobraram ao menos que a empresa se comprometa oficialmente na garantia desse direito. O tema será avaliado no final das negociações no TST.

Após cobrança das entidades, a direção da empresa também se comprometeu em conceder o abono social, já que o acordo foi prorrogado e há consenso na cláusula para o novo ACT. O juiz auxiliar também avalizou a concessão do abono.

Na avaliação do Sindicato, a proposta apresentada pelos patrões é muito ruim e está bem distante das reivindicações… https://t.co/mZBqncpmfO
Confira como a proposta de reforma da previdência torna ainda mais difícil a aposentadoria da categoria, que já tra… https://t.co/DUbo7yGGj9

Receber notícias

Acesse o Site