bannertopsindicalizacao

Notícias
Publicado em Terça, 30 Abril 2019 17:18
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Entidades sindicais e movimentos sociais do Distrito Federal lançaram, no dia 24 de abril, o Fórum contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Aposentadoria do Distrito Federal. O lançamento aconteceu no auditório da Câmara Legislativa do DF e mais de 200 pessoas.

Compareceram representantes de 29 entidades sindicais e movimentos sociais, além de parlamentares distritais e federais. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal integra o Fórum e esteve presente no ato.

A atividade contou com as palestras de Maria Lúcia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, e Lúcia Lopes, professora do departamento de Serviço Social da UnB. As duas denunciaram os ataques contidos na Proposta de Emenda à Constituição - PEC 06/2019.

Ao contrário da propaganda oficial que exalta a PEC como um instrumento que acaba com privilégios, as palestrantes apontaram que a reforma apresentada pelo governo traz profundos ataques à população mais pobre, com a redução do Benefício de Prestação Continuada, pensão por morte, entre outros. Além de aumentar o tempo de contribuição e a idade mínima de aposentadoria, o que tornará o acesso ao benefício integral quase impossível para boa parte da classe trabalhadora, uma vez que a PEC prevê tempo de contribuição comprovado de 40 anos.

O ato terminou com a deliberação de encaminhamentos para ação imediata do Fórum no DF na luta em defesa da aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras. O Fórum prosseguirá na coleta de assinaturas para o abaixo-assinado das centrais sindicais contra a Reforma da Previdência. O SJPDF é um dos pontos de coleta de assinaturas.

No dia 1º de Maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores, o Fórum realizará atividade de panfletagem e aula pública na Praça do Relógio, em Taguatinga, a partir das 10h.

Renata Maffezoli, coordenadora geral do SJPDF, reforça a importância dos jornalistas se juntarem à luta para barrar a reforma da Previdência. A diretora ressalta que a PEC 06/2019 é, na verdade, o desmonte da Seguridade Social.

“Não atinge só a aposentadoria, mas também outros direitos previdenciários, assistenciais e de saúde. A exigência, por exemplo, de 40 anos de contribuição para acesso à aposentadoria integral tornará quase impossível a aposentadoria para muitas categorias, inclusive a nossa. Sofremos alta rotatividade em nossa categoria e, muitas vezes, somos submetidos a contratos PJ, ou outros modelos precarizados de contratação, que dificultam muito a comprovação de contribuição. A PEC acaba com nosso direito à um mínimo necessário para envelhecer com dignidade”, afirma.

Renata destaca ainda o fato da PEC retirar da Constituição todos os regramentos dos direitos de aposentadoria, que passarão, caso a proposta seja aprovada, a ser regulamentados por Lei ordinária de iniciativa do Executivo.

“Nossos direitos, que ainda são tão jovens, conquistados na Constituição de 88, deixarão de existir no corpo da nossa Carta Magna. Isso diminui sobremaneira a pressão popular sobre os parlamentares para barrar qualquer alteração futura nas condições da nossa aposentadoria. Não podemos permitir que isso se concretize”, alerta.

O SJPDF está somando esforços com as demais entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras e convoca a categoria a se mobilizar em defesa do seu direito à aposentadoria. Participe das atividades, colete assinaturas, ajude a divulgar os materiais para esclarecer a população.

Confira o impacto da PEC na sua aposentadoria na calculadora do Dieese.

 

 

O @SJPDF repudia os ataques de Sérgio Moro à liberdade de expressão e de imprensa. Polícia Federal pediu ao Coaf um… https://t.co/vlACfN326n
A direção da emissora informou que irá fechar as portas no dia 30/6. Os Sindicatos notificaram a empresa solicitand… https://t.co/Gasu9TGFcj

Receber notícias

Acesse o Site