Notícias
Publicado em Quarta, 30 Janeiro 2013 15:16
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

O motivo da convocação da assembleia foi a demissão de 9 trabalhadores (8 jornalistas e uma gráfica), que foram comunicados por carta durante o final de semana. 

Os diretores do jornal mandaram trancar as portas da empresa e, sob ameaças, diziam: “quem está do lado de dentro continua empregado. Quem sair lá fora (para participar da assembleia) está demitido”. Mas, nem se quisesse, o trabalhador poderia sair, porque foi trancado dentro da empresa.

Mais grave diante da atitude autoritária e truculenta da empresa, a chefia de O Vale decidiu demitir jornalistas com mais tempo de casa, além da profissional da gráfica, que é dirigente sindical. Diante disso, a  direção da Regional Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte convocou uma assembleia para as 15 horas desta terça-feira (dia 29) que terá a participação dos dirigentes dos sindicatos dos Gráficos e dos Administrativos.

A cronologia da crise

Desde o final do ano passado, a direção de O Vale e Bom Dia vem enrolando os trabalhadores com atraso de salários, não pagamento do 13° salário e do reajuste do Acordo Coletivo, entre outros problemas enfrentados pela redação.

No dia 3 de dezembro passado, o SJSP solicitou mesa redonda na DRT e a empresa não cumpriu a proposta acordada de regularização do pagamentos dos salários atrasados, pagamento de férias, segunda parcela do 13° salário e demais direitos.

A empresa Valebravo, detentora dos títulos, apresentou um calendário inaceitável de pagamentos, que foi rejeitado em assembleia realizada na quinta-feira da semana passada (24) e levou a categoria a aprovar o estado de greve.

Em seguida, o SJSP tentou protocolar o resultado da assembleia junto à direção da empresa, que não só se recusou a recebê-lo como também, em retaliação, deu início às demissões arbitrárias, além de trancar os jornalistas no local de trabalho.

Matéria publicada no site do Sindicato dos Jornalistas de SP

O Jornalismo tem como uma de suas principais funções a promoção da igualdade e o combate às opressões. Não há socie… https://t.co/nKHqwfLlEJ
11hreplyretweetfavorite
Nessa terça-feira, 10/12, Dia Intern. dos Dir. Humanos, 13hs, ocorre um ato no STF em apoio ao fotógrafo Sérgio Sil… https://t.co/mYhDtkH6we

Receber notícias

Acesse o Site