bannertopsindicalizacao

Notícias
Publicado em Sexta, 01 Fevereiro 2013 17:56
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do DF, Jonas Valente, participou de uma conversa nesta quinta-feira, 31/01, com alunos do primeiro semestre do curso de jornalismo da Universidade de Brasília (UnB). À convite da professora da disciplina, Cláudia Bardal, Jonas apresentou um cenário do mercado de trabalho da capital e abordou questões como: as formas de contratação que são utilizadas pelos empregadores, condições de trabalho e acúmulo de funções.

"A partir de uma política de enxugamento das empresas, hoje temos um mercado com poucos postos de trabalho para muita demanda. Os veículos em geral dão poucas condições para que o jornalista possa fazer seu trabalho com qualidade. Por isso é fundamental que a categoria esteja unida e atue coletivamente, especialmente por meio do seu sindicato", frisou.
Valente explicou que o Sindicato é o espaço onde os jornalistas se reúnem para lutar por seus direitos e pela proteção das relações trabalhistas contra abusos e ilegalidades. "É fundamental que os estudantes de jornalismo desde cedo entendam a relevância dessa entidade, que existe para que eles próprios possam atuar plenamente no exercício da profissão", acrescentou.

Jonas falou sobre o novo site da entidade e também convidou os estudantes para participarem dos futuros eventos que serão promovidos pelo SJPDF. “Vamos começar uma bateria de cursos dentro do Sindicato que contribuirão muito na formação de vocês”, completou.

Ao final, o secretário-geral também tratou sobre liberdade de expressão e liberdade de imprensa e sobre a importância de se ter um novo marco regulatório para o setor, visto que a atual legislação é muito antiga e não garante a diversidade e a pluralidade na mídia. "Liberdade de imprensa não é liberdade de empresa, os donos dos veículos. As regras e a regulação serve para proteger o jornalista também contra as imposições dos chefes dentro da redação", concluiu.

O @SJPDF repudia os ataques de Sérgio Moro à liberdade de expressão e de imprensa. Polícia Federal pediu ao Coaf um… https://t.co/vlACfN326n
A direção da emissora informou que irá fechar as portas no dia 30/6. Os Sindicatos notificaram a empresa solicitand… https://t.co/Gasu9TGFcj

Receber notícias

Acesse o Site