bannertopsindicalizacao

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Após uma semana de assembleia em aberto, com votação dos jornalistas sindicalizados, foi aprovado nesta sexta (3/5) a revisão do estatuto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. 

As alterações são fruto de uma avaliação da assessoria jurídica do Sindicato que analisou que era preciso ampliar a proteção da diretoria eleita e dos jornalistas associados. Durante a gestão atual, três diretores foram demitidos em pleno exercício de seus mandatos. Assim, a orientação foi incluir a suplência da diretoria executiva conforme a atual jurisprudência que rege a estabilidade sindical.

Também foi aprovada uma mudança com objetivo ampliar a participação da categoria nas eleições sindicais deste ano. A proposta é que agora para o jornalista participar do processo eleitoral tenha três meses de sindicalização antes do pleito, anteriormente o prazo era de seis meses.

As outras mudanças são para melhorar o funcionamento da entidade e deixar mais claro o texto estatutário. Foi incorporada a figura dos coletivos como estruturas sindicais no estatuto. Hoje existe em funcionamento o Coletivo de Mulheres Jornalistas e o Coletivo de Jornalistas em Assessorias de Imprensa, que agora passam a reconhecidos também pelo estatuto da categoria.

Confira aqui o novo texto do estatuto aprovado pela assembleia:

 Estatuto_SJPDF-compactado.pdf

 

A direção da emissora informou que irá fechar as portas no dia 30/6. Os Sindicatos notificaram a empresa solicitand… https://t.co/Gasu9TGFcj
O Sindicato dos Jornalistas do DF repudia mais esse ataque de Bolsonaro ao exercício profissional dos jornalistas e… https://t.co/XhZ0XTFfjk

Receber notícias

Acesse o Site