PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Após uma semana de assembleia em aberto, com votação dos jornalistas sindicalizados, foi aprovado a revisão do estatuto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal em 2019. 

As alterações são fruto de uma avaliação da assessoria jurídica do Sindicato que analisou que era preciso ampliar a proteção da diretoria eleita e dos jornalistas associados. Durante a gestão atual, três diretores foram demitidos em pleno exercício de seus mandatos. Assim, a orientação foi incluir a suplência da diretoria executiva conforme a atual jurisprudência que rege a estabilidade sindical.

Também foi aprovada uma mudança com objetivo ampliar a participação da categoria nas eleições sindicais deste ano. A proposta é que agora para o jornalista participar do processo eleitoral tenha três meses de sindicalização antes do pleito, anteriormente o prazo era de seis meses.

As outras mudanças são para melhorar o funcionamento da entidade e deixar mais claro o texto estatutário. Foi incorporada a figura dos coletivos como estruturas sindicais no estatuto. Hoje existe em funcionamento o Coletivo de Mulheres Jornalistas e o Coletivo de Jornalistas em Assessorias de Imprensa, que agora passam a reconhecidos também pelo estatuto da categoria.

Confira aqui o novo texto do estatuto aprovado pela assembleia:

- Estatuto do SJPDF

 

 

Receber notícias

Desde sua dispensa, a entidade tem atuado em todas as frentes legais para que Klaus seja punido pelos crimes cometi… https://t.co/5kny7XLaEP
O SJPDF esclarece que dispensou os serviços do advogado em razão de práticas incompatíveis com a dignidade da profi… https://t.co/C67XEXM4FM

Acesse o Site