Renovação não é uma meta em si, mas um processo. Isso por que depende sim da mudança de pessoas, mas depende fundamentalmente da mudança de práticas, de atitudes. E é isso que estamos tentando construir nos últimos 3 anos. A renovação proposta pela atual diretoria ainda se processa. Tem como principal objetivo um maior engajamento da categoria, como fruto direto de um maior diálogo com a sua diretoria. Em parte podemos dizer que estamos conseguindo, e o conjunto de conquistas descrito abaixo comprova isso. Porém o fato é que podemos ir muito além.
No âmbito das conquistas trabalhistas, podemos começar citando um das primeiras e sem dúvida mais importantes: a unificação do piso salarial, por décadas desejado. Só foi possível por que a diretoria endureceu a relação com o sindicato patronal logo na primeira negociação. Mas soube ser maleável a ponto de propor um escalonamento de três anos para alcançar a meta. O fato é que agora temos um único piso, que resultou num aumento bem acima da inflação para a mídia eletrônica: 30% em três anos.
Temos mais: a convenção coletiva de 2012 registrou também o primeiro ganho acima da inflação oficial em mais de uma década. O ganho real de 0,38% pode parecer pouco, mas se tivesse sido reiteradamente conquistado certamente a categoria estaria em melhor situação. E ressalte-se o contexto de crise dos veículos e economia em retração. Além disso, alcançamos um aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 50% naquela negociação, algo raro em negociações, e objeto de persistência pois já trabalhávamos com o cenário recentemente confirmado de isenção de imposto de renda para esses ganhos.
Conheça esses e outros avanços e conquistas da gestão Renovação:
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