PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Os participantes da última reunião do Coletivo de Assessores, grupo criado pela diretoria do Sindicato dos Jornalistas do DF que tem o objetivo de defender direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de imprensa/comunicação, decidiram que o novo tema da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” será vínculo empregatício. A primeira fase da campanha, iniciada em agosto de 2014, tratou da jornada de trabalho dos jornalistas.

A campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” foi criada pelo SJPDF com o objetivo de chamar a atenção dos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa para o reconhecimento de que eles têm os mesmos direitos daqueles que trabalham nas redações.

Os diretores do SJPDF fizeram passadas em vários lugares, entre assessorias públicas e privadas, com o objetivo de divulgar a campanha e conhecer os principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam nesse seguimento. Além de esclarecerem as dúvidas dos jornalistas, os profissionais também foram incentivados a denunciar os problemas enfrentados no trabalho pelo canal da Ouvidoria do Sindicato.

Jornalistas de órgãos públicos como, por exemplo, a Metrô-DF, já obtiveram resultados positivos que surgiram a partir de uma visita da campanha à redação. Além de adequação de jornada, uma jornalista que atua no órgão também ganhou as três horas-extras cumpridas de segundas a sextas-feiras dos últimos cinco anos (confira aqui). Em breve, o setor jurídico do SJPDF irá entrar com mais duas ações de adequação de jornada dos profissionais que atuam no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Na avaliação do Coletivo de Assessores, a primeira fase da iniciativa foi bem sucedida. “A campanha teve ampla repercussão na categoria, principalmente no segmento que atua especificamente em assessorias. A iniciativa também foi reconhecida por entidades representativas de outros estados”, afirma Reginaldo Marcos Aguiar, diretor do SJPDF.

O lançamento da nova fase da campanha ocorrerá em agosto durante a Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), que será no DF.

Receber notícias

Acesse o Site