O SJPDF se engajou profundamente na campanha vitoriosa pela aprovação da PEC do Diploma no Senado que contou com a participação de diversos outros sindicatos de jornalistas e com a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas.
Foram inúmeras as reuniões com parlamentares e assessores, as conversas nos corredores do Congresso, as abordagens até mesmo foram do ambiente legislativo para levar aos Senadores os argumentos sobre a importância de se garantir uma formação adequada, profunda, ampla, humanista e técnica para o desempenho dessa profissão tão necessária à democracia e ao desenvolvimento.
Nos dias das votações, o corpo a corpo com os parlamentares foi fundamental para manter o tema na pauta do Senado, contra os interesses dos poderosos grupos de mídia que faziam escancarado lobby contrário. No primeiro turno, o Sindicato do DF acreditou na ação articulada pelos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) e Inácio Arruda (PCdoB/CE), respectivamente autor e relator da PEC, e, ao lado do Sindicato do Rio Grande do Sul, esteve entre os únicos presentes no plenário.
O placar favorável acima dos 60 votos nos dois turnos frente aos sete votos contrários da primeira votação e aos quatro votos contrários da segunda, explicitam bem a compreensão dos senadores sobre a importância da formação superior específica para o exercício do jornalismo.
O SJPDF trabalha agora para que placar semelhante ocorra na Câmara dos Deputados, onde a correlação de forças é diferente e o poder de impedir decisões parece mais eficaz. O contato ocorre constantemente com o presidente da Frente Parlamentar de apoio à PEC do Diploma, deputado Paulo Pimenta (PT/RS), e com o deputado Daniel Almeida (PcdoB/BA), relator que já apresentou parecer favorável à aprovação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça.
Piso Nacional dos Jornalistas
O SJPDF também participa das articulações na Câmara dos Deputados pela aprovação do Projeto de Lei que fixa um piso nacional para os jornalistas, no valor de R$ 3.270. O PL 2.960/2011, do deputado André Moura (PSC-SE). Diretores do Sindicato já levaram a pauta a diversos parlamentares da bancada federal do DF. Vários já manifestaram apoio à proposta.