Ei, jornalista, que tal entrevistar e ter como referência uma lista de fontes negras, para todo e qualquer tema? O SJPDF se propõe a divulgar iniciativas que pensem em formas de agir por um jornalismo antirracista, em que pessoas negras não sejam ouvidas pela imprensa apenas quando a pauta é racismo.
A Marília Marasciulo e a Luísa Martins decidiram fazer um guia de fontes com especialistas negros e negras em diversas áreas de pesquisa e em variados campos de atuação. Funciona em duas vias:
1) Se você é um especialista, inclua seus dados neste formulário: https://forms.gle/KPraTCnPrvthhYb39
2) Se você é jornalista e deseja ter acesso ao guia, fale com a Marília ou com a Luísa (contatos completos abaixo). Ambas estão disponíveis para dúvidas e sugestões de como eventualmente aprimorar a ideia.
Por segurança, as informações não são públicas e o acesso à planilha é mediado por elas. Importante a colaboração de todos para ampliar ao máximo esse guia de fontes e, consequentemente, a diversidade de vozes que o jornalismo é capaz de amplificar. Compartilhe, divulgue para os colegas e para os pesquisadores negros que você conhece!
Contatos:
Marília Marasciulo
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
@mariliamarasciulo
Luísa Martins
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
@luisamartins
Ainda na linha de um Guia de FONTES para um JORNALISMO ANTIRRACISTA, você também pode acessar a iniciativa "Nós por nós: entreviste um negro", da Think Olga. Inspirado na proposta do "Entreviste uma Mulher", a Think Olga promove um jornalismo mais plural e que busque um equilíbrio de pontos de vista.
O banco de fontes é colaborativo e visa aproximar mulheres e homens negros, experts nas mais diversas áreas ou que têm experiências para contar a jornalistas que procuram fontes especializadas, seja para pautas com recorte étnico-racial ou não.
Confira os detalhes e saiba mais: https://olga-project.herokuapp.com/2015/11/16/nos-por-nos-entreviste-um-negro/
#JornalistasAntirracistas