Notícias
Publicado em Terça, 09 Junho 2020 18:14
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Ei, jornalista, que tal entrevistar e ter como referência uma lista de fontes negras, para todo e qualquer tema? O SJPDF se propõe a divulgar iniciativas que pensem em formas de agir por um jornalismo antirracista, em que pessoas negras não sejam ouvidas pela imprensa apenas quando a pauta é racismo.

A Marília Marasciulo e a Luísa Martins decidiram fazer um guia de fontes com especialistas negros e negras em diversas áreas de pesquisa e em variados campos de atuação. Funciona em duas vias:

1) Se você é um especialista, inclua seus dados neste formulário: https://forms.gle/KPraTCnPrvthhYb39

2) Se você é jornalista e deseja ter acesso ao guia, fale com a Marília ou com a Luísa (contatos completos abaixo). Ambas estão disponíveis para dúvidas e sugestões de como eventualmente aprimorar a ideia.

Por segurança, as informações não são públicas e o acesso à planilha é mediado por elas. Importante a colaboração de todos para ampliar ao máximo esse guia de fontes e, consequentemente, a diversidade de vozes que o jornalismo é capaz de amplificar. Compartilhe, divulgue para os colegas e para os pesquisadores negros que você conhece!

Contatos:

Marília Marasciulo

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

@mariliamarasciulo

Luísa Martins

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

@luisamartins

Ainda na linha de um Guia de FONTES para um JORNALISMO ANTIRRACISTA, você também pode acessar a iniciativa "Nós por nós: entreviste um negro", da Think Olga. Inspirado na proposta do "Entreviste uma Mulher", a Think Olga promove um jornalismo mais plural e que busque um equilíbrio de pontos de vista.

O banco de fontes é colaborativo e visa aproximar mulheres e homens negros, experts nas mais diversas áreas ou que têm experiências para contar a jornalistas que procuram fontes especializadas, seja para pautas com recorte étnico-racial ou não.

Confira os detalhes e saiba mais: https://olga-project.herokuapp.com/2015/11/16/nos-por-nos-entreviste-um-negro/

#JornalistasAntirracistas

 

Receber notícias

LUTO: Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Linhares -> Vítima da Covid-19, Linhares nasceu em 1955 e foi jornalis… https://t.co/SgieBFVHyH
RT @ficaebc: A gente fala Rádio Nacional da Amazônia e imagina que ela só alcança a região norte do país. Mas ela vai além! O Adeilson Silv…

Acesse o Site