PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

SJPDF59anosV2

Nosso sindicato completa hoje 59 anos em um momento especialmente importante para algumas das razões principais que motivaram o seu nascimento. Entramos no 60º ano de vida diante de um quadro em que a nosso profissão se encontra sob ataque em várias frentes: a precarização das relações de trabalho; a sangria do poder de compra dos salários; a proliferação das fake news, favorecida pelo vale-tudo das redes sociais; os ataques à liberdade de imprensa e à dignidade profissional e pessoal dos jornalistas, inclusive e principalmente por parte do presidente da República.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) foi fundado em 14 de julho de 1962, com o país em meio a uma crise política em rápido agravamento. Pouco menos de um ano antes, a renúncia de Jânio Quadros tinha desatado a reação dos comandantes militares contra a posse do vice, João Goulart, garantida graças à rápida e enérgica mobilização das forças democráticas.

Em 31 de março de 1964, o golpe militar depôs o governo constitucional e deu início a 21 longos anos de ditadura. Já nos meses seguintes, o primeiro presidente eleito do Sindicato, Aristeu Aquides, foi preso e teve o mandato cassado. Sucederam-se diretorias pelegas, acomodadas ou diretamente patrocinadas pelo regime, até que um grupo de jovens jornalistas retomou o SJPDF, em 1976, tendo como presidente o decano dos colunistas políticos de Brasília, Carlos Castello Branco - cujo centenário de nascimento celebramos no ano passado.

Nessa nova fase, os jornalistas da capital estiveram na linha de frente das lutas que possibilitaram dar fim ao regime militar. Destacadamente, o Sindicato esteve ao lado do movimento sindical e das forças democráticas na campanha pelas Diretas Já, em 1984. Desde então, participou de momentos históricos para a classe trabalhadora, como a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), mantendo sempre o diálogo com demais representatividades do sindicalismo brasileiro.

É na fidelidade a esse caminho trilhado, mas também com olhos atentos para o presente e a vista dirigida ao futuro que comemoramos mais um ano de vida. Nessa data especial, reforçamos o chamado de sempre aos jornalistas de Brasília para que juntem suas mãos às de todos que construíram e constroem essa história. O Sindicato só existe, e só tem razão para existir, como instrumento de luta em defesa de tudo o que representa o exercício da nossa profissão - com o papel que ela representa para uma sociedade democrática.

 

Diretoria SJPDF - Gestão “Nossa Pauta, Nossa Luta – Em defesa das/os Jornalistas e da Democracia”

14/07/2021

Receber notícias

⚠ Aprovado o parecer da PEC 32 (Reforma Administrativa de Bolsonaro). Saiba com votaram os deputados na Comissão Es… https://t.co/mfWCsEG4wH
10hreplyretweetfavorite
📲 Para mais detalhes sobre sindicalização ou regularização entre em contato pelo celular/Whatsapp (61) 9.8211-0679.… https://t.co/5EVCXG9Xgg
19hreplyretweetfavorite

Acesse o Site