Em assembleia realizada nesta quinta-feira (17/01), os jornalistas do Jornal de Brasília aprovaram greve contra o atraso do pagamento dos salários. O movimento grevista terá início às 0h da segunda-feira (21/01). Os trabalhadores reivindicam o pagamento imediato dos salários de dezembro, que deviam ter sido depositados no quinto dia útil do mês.
De acordo com a CCT, os pagamentos devem ser realizados até o 5º dia útil subsequente ao trabalhado, cabendo multa por descumprimento. A categoria ainda reclama do atraso de pagamento dos jornalistas que são contratados como “pessoa juridíca”, o que é uma fraude no contrato de trabalho. Até os estagiários enfrentam o mesmo problema.
Uma nova Assembleia está marcada para segunda, às 13h, para avaliar a situação. Para Gésio Passos, coordenador do SJPDF, a mobilização mostra que a categoria está unida em defesa do seus direitos. “Não dá mais para os trabalhadores aceitarem o desrespeito à CCT, precisamos pressionar as empresas”, diz o dirgente.
Antes da assembleia, o Sindicato se reuniu com a direção do Jornal que afirmou que depende da aprovação de créditos bancários para resolver a situação. A empresa ainda afirmou que realizou os demais pagamentos previstos na CCT na data estipulada no acordo.