Em audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho no último dia 20/5, o Sindicato dos Jornalistas do DF apresentou nova denúncia de contratações irregulares de jornalistas por parte do Jornal de Brasília.
O Jornal realizou um Programa de Demissão Voluntária em fevereiro deste ano, após mobilização dos jornalistas pelo pagamento dos salários em atraso. Com o PDV, a grande maioria da redação deixou o jornal frente às constantes ameaças da direção do jornal.
Após a realização do PDV, o JBr continuou a circular com a contratação irregular de jornalistas, sem assinatura de carteira de trabalho, como pessoa jurídica. O jornal não questionou a denúncia no MPT, afirmando que está se adequando aos “novos tempos” devido as dificuldades do setor.
Em 2011, o Sindicato conquistou a regularização de todos trabalhadores do Jornal de Brasília que eram contratados irregularmente. A entidade não aceitará a volta dessa forma de contratação irregular no jornal.
A procuradora Vanessa Fucina Amaral de Carvalho então decidiu encaminhar a denúncia de fraude na contratação pelo JBr para a investigação do Ministério Público do Trabalho.
O Sindicato aguarda instalação de inquérito e reitera o seu combate às contratações irregulares pelas empresas no DF. A entidade coloca sempre a sua assessoria jurídica a disposição dos jornalistas nestes casos.