O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) saúda a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que alcançou o maior número de votos no pleito ocorrido no último domingo (30). A partir de 1 de janeiro de 2023, o Brasil deixará de ser presidido por um político antidemocrático, que odeia o povo, os poderes públicos e os jornalistas. Nem mesmo reconhecer a derrota Jair Bolsonaro foi capaz, o que contribui para o clima de instabilidade no país.
Daqui até a posse de Lula, teremos uma série de desafios pela frente, como a cobertura jornalística dos bloqueios criminosos de estradas. É gravíssimo que isso esteja acontecendo e é fundamental que o noticiário dê a dimensão do quanto esse movimento afronta a Constituição e a democracia. Esperamos que as forças de segurança pública atuem de forma efetiva e ressaltamos a importância da garantia do livre e seguro exercício do jornalismo.
Também chamamos a atenção das empresas de comunicação para que ofereçam condições seguras de trabalho e orientem as equipes a se retirarem dos locais de reportagem em caso de escalada da violência. Ficamos à disposição dos e das jornalistas para qualquer denúncia de violação do direito de exercício profissional ou orientação jurídica.