Notícias
Publicado em Sexta, 06 Novembro 2015 12:46
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A partir da zero hora da próxima terça-feira, 10/11, empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entrarão em greve. A medida foi aprovada nesta quinta-feira, 5/11, em assembleia nacional dos trabalhadores das quatro praças da empresa (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e São Luís). O principal motivo que levou os empregados a decidirem parar foi a proposta de 2,5% de aumento salarial e em todas as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para este ano e para o ano de 2016.

Apresentada pela direção da empresa na mesa de negociação da Campanha Salarial da EBC 2015, realizada nesta quarta-feira, 4/11, a oferta de aumento está bem longe da estimativa do Dieese do índice do IPCA de outubro/novembro, que poderá chegar a 9,8%, visto que a data-base dos trabalhadores é 1º de novembro.

Os empregados reivindicam um aumento salarial conforme o índice do IPCA mais um ganho real linear para todos os empregados de R$ 450 (esse valor corresponde a cerca de 5% do total da folha de pagamento da empresa). Além disso, eles lutam para que as negociações do ACT sejam realizadas anualmente.

Os trabalhadores também denunciaram os privilégios que são dados aos cargos de diretoria dentro da empresa pública. Eles lutam por isonomia dentro do quadro de empregados e pressionam para que neste momento de crise a empresa faça cortes em cargos comissionados, nos salários da chefia e em outros benefícios dados aos cargos de direção como: vaga privativa na garagem paga pela empresa, auxílio moradia e diárias recebidas pela direção com valor muito superior aos que são pagos aos empregados.  

Com cerca de 2 mil empregados, a EBC é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM. Opera serviços como o canal de televisão NBr e o programa de rádio “Voz do Brasil”.

Outras deliberações da assembleia

Os trabalhadores decidiram ainda que voltarão a realizar uma nova assembleia na terça-feira, 10/11, durante a greve, que ocorrerá depois da rodada de negociação com os representantes da empresa marcada para segunda-feira (10). Nessa assembleia, os empregados analisarão o cenário das negociações e o movimento paredista. Foi deliberado também a autorização às entidades representativas de ajuizar o dissídio coletivo, caso a negociação não prospere. 

Confira a resposta da assembleia dos trabalhadores da EBC

 

Receber notícias

Acesse o Site