Notícias
Publicado em Sexta, 02 Fevereiro 2024 13:02
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Os Sindicatos dos Jornalistas e os Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP se reuniram com a diretoria da EBC nesta segunda-feira (29/1).

Na pauta das entidades, a cobrança pela realização imediata de concurso público, já que a falta de pessoal é o principal problema encontrado hoje na empresa pública.

O quadro de empregados da EBC diminuiu 25% desde 2016, e tende a ter ainda mais perdas com os novos concursos federais.

Para os sindicatos, é um erro associar a realização do concurso a um novo plano de carreiras. As entidades cobraram a retomada das negociações do plano, com as garantias legais aos trabalhadores. E que a direção apresentasse um cronograma de implantação.

Inclusive o governo federal vem realizando dezenas de concursos enquanto negocia novos planos de carreiras para os servidores públicos.

Sobre o GT do PCR, jornalistas e radialistas apresentaram o descritivo de cargos para a empresa e aguardavam a retomada das reuniões para seguir com as pautas que faltavam, mas fomos surpreendidos, durante a reunião, com a informação de que a EBC contrataria, mais uma vez, uma consultoria para o PCR. Lembrando que em 2014 a empresa pagou o valor aproximado de 1.2 milhão de reais na FIA para elaborar um estudo para o PCR que não foi utilizado. Da parte da empresa, a contratação da consultoria foi justificada pela necessidade de sistematização da proposta de PCR, tendo em vista o pouco número de empregados que atuam nesta área de Gestão de Pessoas.

Sobre a concessão do quinquênio, as entidades reafirmaram o entendimento que é frágil a posição da empresa, que tem se negado a reconhecer a contagem do tempo entre 2020 e 2021. E foi solicitada uma reunião específica para tratar do tema.

Os Sindicatos ainda cobraram a retomada da mesa permanente de acompanhamento do cumprimento do Acordo Coletivo, que também foi paralisada em 2016, além de uma reunião específica para discutir o quinquênio e os reflexos do PLC 143/2020.

Além disso, os sindicatos dos jornalistas anunciaram a suspensão da indicação para a comissão de combate ao assédio instalada pela EBC. As entidades não tiveram acesso ao normativo da comissão e denunciaram a indicação de cargos comissionados de fora do quadro que são maioria dentro da comissão. Os sindicatos dos radialistas também justificaram a não indicação de um representante a comissão pelo veto da empresa à dirigentea sindicais.

Os sindicatos cobraram ainda explicações sobre alterações nas normas de teletrabalho e PJ, que estavam sendo feitas sem qualquer diálogo com os trabalhadores. A direção da ebc se comprometeu a chamar as entidades para discutir as mudanças antes de sua aprovação pela Direx.

A direção da EBC ainda apresentou um balanço do ano de 2023, com a ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública, a criação do Canal Internacional, dados de audiência e ações da Superintendência de Redes Sociais.

Uma nova reunião com a empresa deve ser agendada para depois do carnaval, com a presença do diretor presidente Jean Lima.

Sindicatos dos Jornalistas e  Radialistas do DF, SP e RJ

Receber notícias

Acesse o Site