Preocupada com as mudanças dos últimos anos no mercado de jornalismo e com as consequências disso para a categoria, a diretoria do SJPDF criou o projeto "Futuro do Jornalismo". O objetivo é promover debates periódicos sobre os desafios e as transformações da profissão, a realidade dos locais de trabalho e as alterações nas condições de produzir informações de qualidade.
Entre os temas que serão objeto de debate estão o papel de plataformas como Facebook e Google, a produção "multimídia", a crise dos veículos impressos, a distribuição de notícias pelas redes sociais e o impacto das tecnologias digitais na produção informativa.
Serão promovidos debates mensais acerca dessas temáticas bem como sobre casos de veículos e grupos nacionais e locais que têm promovido mudanças em seus produtos e processos produtivos nos últimos anos.
O primeiro evento foi realizado em setembro. O debate tratou da recente onda de demissões nos veículos impressos, das mudanças nos modelos de negócio, dos desafios desses meios para se posicionarem em um novo cenário e das alterações nas rotinas produtivas, bem como das consequências destas para as condições de trabalho dos jornalistas. Está prevista mais uma atividade para outubro. Essas duas ações contam com a parceria do Observatório Latinoamericano de Indústria de Conteúdos Digitais (OLAICD), que no Brasil é coordenador pela Universidade Católica de Brasília.
Em novembro, o debate será uma promoção do SJPDF com o Movimento dos Blogueiros de Brasília.
Pesquisa
Outro braço do projeto será o levantamento de informações sobre as novas rotinas nas rádios, jornais e TVs do DF. Uma parceria foi firmada com o OLAICD da Universidade Católica de Brasília para uma pesquisa sobre os processos produtivos nas redações. A iniciativa vai investigar seis veículos de Brasília por meio de observações participantes, entrevistas e levantamento documental. O resultado deve ser publicado no primeiro semestre de 2016.