Após uma semana de assembleia em aberto, com votação dos jornalistas sindicalizados, foi aprovado a revisão do estatuto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal em 2019.
As alterações são fruto de uma avaliação da assessoria jurídica do Sindicato que analisou que era preciso ampliar a proteção da diretoria eleita e dos jornalistas associados. Durante a gestão atual, três diretores foram demitidos em pleno exercício de seus mandatos. Assim, a orientação foi incluir a suplência da diretoria executiva conforme a atual jurisprudência que rege a estabilidade sindical.
Também foi aprovada uma mudança com objetivo ampliar a participação da categoria nas eleições sindicais deste ano. A proposta é que agora para o jornalista participar do processo eleitoral tenha três meses de sindicalização antes do pleito, anteriormente o prazo era de seis meses.
As outras mudanças são para melhorar o funcionamento da entidade e deixar mais claro o texto estatutário. Foi incorporada a figura dos coletivos como estruturas sindicais no estatuto. Hoje existe em funcionamento o Coletivo de Mulheres Jornalistas e o Coletivo de Jornalistas em Assessorias de Imprensa, que agora passam a reconhecidos também pelo estatuto da categoria.
Confira aqui o novo texto do estatuto aprovado pela assembleia: