Em Destaque
Publicado em Sexta, 10 Outubro 2025 09:35
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Por maioria expressiva, os jornalistas da TV Globo em Brasília aprovaram em assembleia, nesta quinta-feira (9), a renovação do acordo coletivo sobre a PLR, que distribui parte dos lucros da companhia aos seus empregados anualmente. A votação em urna registrou 58 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções.

O resultado expressa, antes de mais nada, a opção das e dos colegas por garantir o pagamento do benefício nos prazos previstos. Mas, fundamental observar, reverte uma votação inicial, ainda em setembro, na qual a proposta da empresa fora recusada por 23 votos contra dois.

Como nas demais praças da TV Globo - RJ, SP, MG e PE -, no DF os jornalistas sinalizaram insatisfação. Antes de tudo, com a intransigência da empresa em renegociar termos do acordo. Em especial, quanto ao teto para o valor do benefício, considerando os resultados dos últimos anos.

Desde alguns anos, os sindicatos de jornalistas das cinco praças envolvidas no processo reclamam uma negociação prévia e conjunta dos termos de renovação do acordo. Neste ano, a resposta da empresa ao SJPDF invocava "imaturidade" da Globo para uma negociação do tipo - bem no momento em que a rede festejou com pompa os 60 anos de atividade.

É necessário que o setor de Gestão de Pessoas da TV Globo apresente a reivindicação do Sindicato e dos trabalhadores ao Conselho de Administração, para elevar o target do PLR 2026 de 1,5 para 2 salários, de acordo com o lucro e com o Ebitda adquiridos, graças ao trabalho e esforço dos jornalistas.

O SJPDF encaminha a assinatura do acordo renovado e elogia a atitude da redação da Globo Brasília. Entraremos 2026 em sintonia com os sindicatos de RJ, SP, MG e PE, para que possamos desde logo articular uma CAMPANHA CONJUNTA por um PLR que faça justiça ao papel dos jornalistas nos resultados que a Globo faz questão de exibir a cada fim de ano.

Receber notícias

Acesse o Site