A campanha deste ano oferece algumas vantagens para os jornalistas que estão inadimplentes e para os que ainda não são sindicalizados. Veja quais são elas:
- Quem quiser se sindicalizar pode ligar para o SJPDF que um funcionário vai ao local de trabalho com o formulário a ser preenchido e para pegar a cópia dos documentos;
- Quem se sindicaliza paga apenas a parcela do próprio mês no ato da filiação;
- Quem está inadimplente paga duas mensalidades para quitar a dívida e mais a do mês para se regularizar.
- Pagamento do semestre integral ou no cartão: 5% de desconto;
- Pagamento do ano integral ou no cartão: 10% de desconto;
- O pagamento no cartão poderá ser feito agora pelo site do SJPDF.
O que é preciso para se sindicalizar:
- Preencha o formulário (pelo site www.sjpdf.org.br ou chame o funcionário do SJPDF para levá-lo no seu local de trabalho)
- Faça cópia de documentos necessários: RG, CPF, Carteira de Trabalho e diploma;
- Escolha a forma de pagamento:
- Boleto bancário (no ato da sindicalização paga o primeiro mês e depois recebe o boleto em casa e por e-mail)
- Cartão de crédito (pode pagar pelo site do SJPDF ou pedir a máquina no seu local de trabalho)
- Débito em conta para correntista do BB (basta preencher a autorização em caneta azul)
- Desconto em folha (apenas para empresas credenciadas, basta preencher a autorização)
Segundo Jonas Valente, secretário-geral do SJPDF, as visitas às redações são uma oportunidade para os profissionais conhecerem mais o Sindicato e entenderem a importância da sindicalização. “A nossa categoria é uma das que mais enfrenta mazelas no mercado de trabalho. Temos baixos salários, muitos jornalistas acumulam funções, sofremos com contratos precários e com assédio moral. Isso só pode ser fortalecido se houver união. Quando mais filiados um Sindicato tiver, maior é o seu poder perante os patrões”, afirma.
Para Wanderlei Pozzebom, presidente em exercício do SJPDF, o jornalista necessita de entender que o ato de se sindicalizar além de fortalecer as lutas, traz benefícios ao próprio associado. “O Sindicato é o responsável por negociar condições melhores no trabalho, a entidade também tem uma lista de convênios que garante descontos em diversos estabelecimentos e tem se mostrado atuante na realização de eventos”, ressalta.
Novo sistema
O Sindicato lançou um novo sistema que facilitará a relação da entidade com o associado. Com o sistema, os boletos podem ser emitidos pelo correio, automaticamente por e-mail e poderão ser impressos a qualquer momento. Quem optar por desconto em folha (no caso das empresas que permitem isso) ou débito em conta (para o Banco do Brasil), continua com o mesmo sistema. Outra novidade é a possibilidade de pagamento com o cartão de crédito diretamente pela Internet. Essas novas funcionalidades estão disponíveis em uma área de cada associado no novo site do SJPDF. Nela, o filiado pode verificar e atualizar dados de cadastro, verificar a situação de adimplência e imprimir segunda via de boletos. Os dados de cadastro também foram reformulados para permitir à direção do SJPDF ter mais elementos para se relacionar com os jornalistas.