Notícias
Publicado em Sexta, 08 Março 2013 16:50
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

A categoria aprovou em assembleia realizada no dia 2 de março a reforma do estatuto do Sindicato dos Jornalistas do DF. A norma está obsoleta e traz amarras para o bom funcionamento da entidade. A assembleia acatou as sugestões apresentadas pela diretoria do SJPDF de ser realizada uma consulta pública sobre o novo texto da norma e um plebiscito por meio de assembleia itinerante. Também foi aprovada a realização de um seminário com representantes de entidades que vivenciaram experiências similares e que possuem diferentes modelos organizacionais.

Um dos motivos para a revisão é a necessidade de adequar a normatização da Comissão de Ética, que não atende às regras estipuladas pelo regulamento criado junto com o Código de Ética dos Jornalistas em 2006.

O Sindicato deve colocar em consulta pública o texto do Estatuto até o início da semana que vem. Segundo Jonas Valente, secretário-geral do SJPDF, a intenção é tornar esse processo democrático. “É muito importante que a categoria participe e mande suas sugestões para o Sindicato, afinal o estatuto é a lei maior da nossa entidade”, ressalta.

O texto ficará em consulta pública entre 25 e 30 dias. Logo depois, o SJPDF realizará uma assembleia itinerante para colher os votos da categoria. Para Wanderlei Pozzebom, presidente em exercício do SJPDF, é importante que o processo de construção do novo texto seja prioridade para a entidade. “Independentemente de ser um ano eleitoral ou não, nosso proposito é fazer essa revisão estatutária. Essa mudança é uma demanda antiga e é necessária para a categoria e não para uma diretoria específica ”, afirma.

Receber notícias

Acesse o Site