Na próxima sexta-feira, 22/3, o SJPDF realiza a última rodada de debates que marca o mês do Dia Internacional da Mulher. Desta vez, o tema da discussão da série “Mulheres e Jornalismo: desafios para a igualdade” é Desafios para a atuação das mulheres jornalistas. O debate virtual ocorrerá às 10h, com transmissão pelo site do Sindicato.
Entre as jornalistas que irão participar das discussões do hangout (videoconferência pela internet) estão: Valdice Gomes da Silva, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira); e Keka Wernek, diretora do Sindicato do Mato Grosso e militante do movimento Luta, Fenaj. Leonor Costa, 1ª tesoureira do SJPDF e também militante do movimento Luta,Fenaj, será a responsável pela mediação do debate.
"Nesse debate vamos abordar as questões que atingem diretamente as jornalitas como trabalhadoras. O capitalismo impõe cada vez mais uma série de restrições aos trabalhadores e com a nossa categoria não é diferente. Nós, mulheres, sofremos os vários ataques dos patrões de forma ainda mais intensa, pois recebemos salários mais baixos em relação aos homens, somos mais vítimas dos assédios moral e sexual e também temos que enfrentar cotidianamente a discriminação de gênero nos nossos locais de trabalho. Portanto, é preciso refletir sobre as nossas condições no mundo trabalho e debater alternativas de superação desse modelo. Temos muitos desafios pela frente e é fundamental que fique claro que essa luta não é só das mulheres, mas de todos os trabalhadores", afirma Leonor.
O primeiro hangout, que ocorreu no dia 8, abordou o tema “contribuição de jornalistas para garantia dos direitos das mulheres e pode ser conferido na íntegra aqui. No dia 15 de março, o SJPDF promoveu o 2º debate virtual da série, quando foi discutida a representação da mulher na mídia. Acompanhe toda a discussão
As discussões são transmitidas pelo Site do Sindicato www.sjpdf.org.br a partir das 10h. Para interagir com as debatedoras, basta enviar peguntas pela página do Facebook ou pelo Twitter @sjpdf ou ainda para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.