A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF vem a público manifestar seu repúdio pela onda de demissões nos grandes jornais, em especial em O Estado de São Paulo, que até o momento já demitiu 5 profissionais entre os mais gabaritados da capital federal.
Lamentamos que a direção do jornal prefira o caminho cômodo da troca de profissionais do que o corte nas conhecidas mordomias da direção da empresa. Ao abrir mão de profissionais experientes acelera sua descida nos padrões de qualidade, o que certamente não ajudará no reerguimento da empresa.
O momento é também de se solidarizar com os colegas demitidos, garantindo que o processo de homologação das demissões tem sido extremamente criterioso, possibilitando que direitos negligenciados sejam reconquistados na justiça trabalhista.
Por fim, conclamamos aos demais colegas para que compreendamos todos nossa condição de trabalhadores assalariados explorados, operários da notícia, e que dessa compreensão surja a união necessária para enfrentar os abusos do patronato.
Diretoria do SJPDF