campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Quarta, 10 Abril 2013 19:26
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal recebeu denúncias de que os repórteres cinematográficos da TV Brasil estão fazendo viagens sem auxiliares nem técnicos para gerar o material. Com a ausência destes dois profissionais, o repórter cinematográfico tem acumulado as funções de técnico (pois tem a responsabilidade de gerar o material), de editor de vídeo (pois muitas vezes faz uma pré-edição do material) e de auxiliar de cinegrafia (ao ter que garantir todo o processo de captura sem ajuda).

Atualmente a TV Brasil possui 15 repórteres cinematográficos e 14 auxiliares. Segundo a denúncia ao Sindicato, há mais de um ano ocorre o acumulo de funções. Os profissionais estariam trabalhando em condições insalubres e precisam carregar durante todo o dia um equipamento que é muito pesado. Isso considerando a responsabilidade dobrada em viagens, em especial evento internacional, nas quais não existe possibilidade de fazer outra filmagem.

O problema enfrentado pelos profissionais já foi apresentado à direção da empresa em duas reuniões de avaliação da implantação do Acordo Coletivo da EBC.  A assessoria de imprensa da empresa foi procurada para que fosse dado um posicionamento oficial da sobre a denúncia, e a EBC informou que “a Diretoria de Administração e Finanças receberá os diretores sindicais, em data a ser comunicada na próxima semana, para tratar sobre o Acordo Coletivo 2012-2013, reunião na qual a denúncia também poderá ser abordada”.

Segundo o secretário geral do SJPDF, Jonas Valente, a empresa não tem justificativa para continuar incorrendo neste erro. “Já cobramos que no próximo concurso haja a contratação de um número adequado de auxiliares para evitar a sobrecarga dos repórteres cinematográficos. Mas, enquanto isso não ocorre, não há justificativa para enviar cinegrafistas em viagem sozinhos sendo que há auxiliares na casa que poderiam compor essa equipe. A economia de recursos financeiros não pode se dar às custas das boas condições de trabalho”, afirmou Valente.

Receber notícias

RT @JornalistasSP: Jornalistas da capital conquistaram o reajuste pela inflação após 6 meses de negociação. Em assembleia com mais de 300 p…
Importantíssima vitória dos movimentos de comunicação do Distrito Federal! https://t.co/McaZQgdH3k

Acesse o Site