PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Brasil já viveu dias melhores quando se trata do tema liberdade de imprensa. No último ranking divulgado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a queda do país mostra a fragilidade da segurança para o exercício do jornalismo local, com a queda de 50 posições no levantamento em dois anos. Em 2011, o Brasil ocupava a 58ª posição. Em 2012, a 99ª, já neste ano de 2013, país está na 108ª.

As razões, segundo a entidade, foram os assassinatos de jornalistas e a tentativa do governo de omitir as informações levantadas pelos repórteres. Tudo isso amplificado pelo ano eleitoral que o Brasil acaba de atravessar, com as eleições municipais.

“Altamente dependente de autoridades políticas em nível estatal, a mídia regional é exposta a ataques, violência física contra jornalistas e censuras por decisões judiciais, que também atingem a blogosfera. Estes problemas foram agravados em virtude da violência durante as eleições municipais de outubro de 2012”, diz o relatório.
Nos primeiros lugares de países com mais liberdade de imprensa no mundo estão Finlândia, Holanda e Noruega, respectivamente.

Publicada pelo Portal Imprensa

Receber notícias

Acesse o Site