De 16 a 18 de julho, jornalistas de todo o país poderão escolher os novos membros da direção e da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Os profissionais terão a oportunidade de escolher entre duas chapas: A Chapa 1 (“Sou jornalista, sou FENAJ”) e a Chapa 2 (Luta, FENAJ!). Confira mais sobre as Chapas aqui
O processo eleitoral ocorre a cada três anos e nele podem votar todos os jornalistas brasileiros sindicalizados até três meses antes das eleições e em dia com seus respectivos sindicatos. Os jornalistas votam em uma das duas chapas concorrentes e em atá cinco dos candidatos à Comissão de Ética. Desde a década de 1980 as eleições são diretas, o que assegura a todos os jornalistas o poder de decidir quem será a nova direção da FENAJ.
O presidente do SJPDF e integrante da Comissão Eleitoral Local, Lincoln Macário, chama a atenção para a importância da participação da categoria. “Os jornalistas vivenciam problemas sérios de precarização no trabalho, de desrespeito, assedio moral, violência, entre outros tantos fatores que têm traçado o cenário da profissão. As eleições da Fenaj é uma oportunidade para escolher os rumos da entidade”, afirma.
Processo eleitoral
Para organizar o processo eleitoral no DF, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas indicou membros para a Comissão Eleitoral (Lincoln Macário, Mayrá Lima, Helena Martins, Alan Marques e Adriana Miranda). Na parte da manhã de hoje, 12/7, os integrantes da Comissão definiram que a votação será feita por meio de cinco urnas, além de traçarem o itinerário das urnas – indicado conforme o tamanho das redações e a quantidade de pessoas aptas a votar. Confira abaixo:
Urna 1 – Sindicato
Urna 2 – EBC (entrada norte)
Urna 3 – Esplanada 16/7 – Palácio do Planalto
17/7 – Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados
18/7 – Comitê de Imprensa do Senado Federal
Urna 4 – SIG 16/7 – Jornal de Brasília
17/7 e 18/7 – Correio Braziliense
Urna 5 - SRTV 16/7 – 11h – sucursais dos jornais Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo
12h às 13h – Record
13h às 14 – SBT
14 às 15h – CBN
15 às 16h – Record
16h às 17h30 - sucursais dos jornais Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo
17/7 e 18/7 – Rede Globo