Banner sindicalizacao 2023

Notícias
Publicado em Sexta, 30 Agosto 2013 18:56
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Na última quarta-feira, 28/8, os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas do DF e a Comissão de Empregados da EBC se reuniram com a diretoria da empresa para debater o cumprimento do Acordo Coletivo de 2013. Entre os assuntos discutidos na reunião estiveram o pagamento de horas-extras, o acúmulo e desvio de funções, o assédio moral e o acompanhamento da elaboração do novo Plano de Empregos, Carreiras e Salários.

Segundo Jonas Valente, secretário-geral do SJPDF, a reunião foi um marco negativo na relação entre entidades representativas dos trabalhadores e a empresa. “A postura do vice-presidente de gestão, Josimar Gusmão, foi preocupante. Em primeiro lugar, desresponsabilizou a área de RH (que tem a prerrogativa última pela política de gestão de recursos humanos) em relação aos descumprimentos do ACT cometidos pelas chefias. Em segundo lugar, desvalorizou o direito dos trabalhadores de reivindicar melhores relações de trabalho e as entidades representativas de cobrar o respeito àquilo que já foi assinado pela própria empresa, o Acordo Coletivo. O que ficou sem resposta foi se esse comportamento é a posição do conjunto da diretoria. Se for, será um retrocesso na relação com os empregados. E demandará muita mobilização", afirmou.

Confira o comunicado com os detalhes sobre os itens discutidos

Informe sobre a reunião de avaliação do cumprimento do ACT EBC 2012/2013 realizada no dia 28/8
O Sindicato dos Jornalistas do DF, o Sindicato dos Radialistas do DF e a Comissão de Empregados da EBC estiveram reunidos na última quarta-feira (28) com a Diretoria da Vice-Presidência da EBC e com a Diretoria de Administração e Finanças para debater sobre o cumprimento do nosso Acordo Coletivo 2013.
As questões centrais foram: pagamento de horas-extras; acúmulo e desvio de funções; assédio moral e acompanhamento da elaboração do novo Plano de Empregos, Carreiras e Salários.
Para a surpresa das entidades dos trabalhadores e da Comissão de Empregados, ouvimos do Diretor Vice-Presidente, Josimar Lopes, que os representantes “só sabem reclamar”, o que nos causou estranhamento vindo de um funcionário com tão pouco tempo de casa.
Em relação às horas-extras, a orientação é clara: só faça horas-extras após sua chefia assinar o formulário que está na Intranet, ou, no máximo, no dia seguinte. Fora isso, só em casos de absoluta excepcionalidade. Faz-se necessário a conferência do documento a ser enviado pela chefia. Em caso de descumprimento, vale acionar os Sindicatos. A posição da empresa foi de se negar a soltar uma circular com as regras sobre horas-extras. E a direção informou que o RH não pode se responsabilizar pelas chefias que desrespeitam as regras do ACT e a norma de horas-extras.
O Diretor Vice-Presidente também defendeu claramente que todos devem trabalhar aos sábados, independente do veículo da empresa. Esta posição foi duramente combatida pelos Sindicatos e pela Comissão, que entendem que as especificidades de uma empresa de comunicação permitem que os trabalhadores sejam submetidos a escalas de plantões que atendam a necessidade de produção de cada área.
Sobre acúmulo e desvio de função foi reiterado pelas entidades a necessidade da EBC cumprir o prazo de 30 dias para responder aos empregados, que protocolarem um ofício afirmando estarem em desvio ou acúmulo de função. Hoje, a empresa não vem cumprindo esta demanda, demorando até 90 dias para um resposta, além de não apresentar uma ação objetiva para acabar com estes problemas na empresa.
Sobre os cargos de coordenação, a Diretoria informou que até agora, 54% dos cargos estão ocupados por empregados do quadro. O Diretor Josimar disse que em breve o número vai atingir os 60%, conforme compromisso do Acordo Coletivo.
Em relação ao combate do assédio moral foi solicitada maior transparência da Comissão de Ética, com links na Intranet, indicando os membros e seus respectivos contatos, além de um manual sobre assédio moral. A Comissão e os sindicatos exigem que esta transparência faça parte da rotina da EBC, como forma de prevenir esta prática e para trazer informações básicas sobre como os empregados podem buscar auxílio junto ao órgão. A comissão também explica que a palestra sugerida no EBC Informa sobre combate ao assédio moral foi sugestão da própria Comissão de Empregados.
Sobre o Plano de Empregos, Carreiras e Salários, o cronograma de atividades está indicado no EBC Informa, e deve contemplar a participação dos funcionários a partir do mês que vem na fase posterior ao levantamento de contexto e necessidades. Vale lembrar que o cronograma de atividades está atrasado.
É de extrema importância conhecer e saber interpretar os itens do Acordo Coletivo vigente. Os empregados devem acompanhar e saber cobrar o cumprimento das mesmas. A Comissão e Sindicatos estão disponíveis para suprimir dúvidas. O link para o documento é: http://intranet.ebc.com.br/ckfinder/userfiles/files/Compromisso%20ACT%202013.pdf
Profissional da EBC, agora é hora de discutir, participar e mobilizar os colegas. O objetivo é criarmos um ambiente de trabalho que respeite os direitos dos empregados e os termos do Acordo Coletivo.
Dia 04 de setembro, quarta-feira, às 12h, haverá nova Assembleia Geral em todas as praças para fecharmos as contribuições para o Acordo Coletivo de 2014 e darmos início a nossa Data-Base. Desde já contamos com a presença de todos (as). É o nosso futuro na EBC que está sendo debatido!
Participe! 
Comissão de Empregados da EBC
Sindicato dos Radialistas do DF
Sindicato dos Jornalistas do DF

Receber notícias

Acesse o Site