A atual diretoria da Fenaj tem resumido o papel da entidade à defesa do diploma - que embora seja importante, não é suficiente para garantir toda a gama de direitos da categoria, muito menos combater os ataques à liberdade de expressão que ocorrem ultimamente no Brasil.
A Chapa 2 – Hora de reagir: Renovar a Fenaj em defesa dos jornalistas quer fazer valer o que está previsto no artigo 2º do seu estatuto da entidade, que determina que a Fenaj deve lutar “pela união e defesa dos direitos da categoria, buscando o desenvolvimento intelectual, profissional e as conquistas trabalhistas dos jornalistas brasileiros, zelando também pela garantia da liberdade de expressão”. Também é dever da nossa federação “trabalhar em conjunto com os sindicatos filiados, buscando também fortificá-los e ajudá-los a lutar junto às suas bases por estes objetivos, sempre resguardando em primeiro lugar os interesses da categoria”.
Neste sentido, defendemos que a Fenaj assuma as seguintes tarefas:
Hora de Reagir
Nos dias 19, 20 e 21 de julho – quando ocorrerão as eleições para a diretoria da Fenaj -, é o momento de fazermos o balanço do que o grupo à frente da entidade há cerca de 30 anos vêm fazendo e quais os prejuízos de uma atuação descolada dos objetivos da categoria traz para a profissão.
A Chapa 2 – Hora de reagir: Renovar a Fenaj em defesa dos jornalistas reúne profissionais de várias partes do país – atuantes em diferentes segmentos, plataformas, funções — que se propõem a levar a Fenaj para perto das lutas diárias da categoria. Entendemos que é preciso promover a união da categoria urgentemente. E isso passa por fortalecer nossa Federação e colocá-la como impulsionadora desse movimento de reação, coordenando a ação dos 31 sindicatos a ela filiados.
Facebook Chapa 2