O “Encontro de Jornalistas em Assessoria de Imprensa”, evento realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do DF no último fim de semana, debateu temas relacionados ao setor (confira o resultado das discussões aqui), mas também teve o objetivo de aprovar as supressão e adição de conteúdo em teses da Federação Nacional dos Jornalistas, que serão apresentadas ao XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), além de escolher os delegados que representarão o Distrito Federal no encontro.
O SJPDF abriu assembleia para colocar em discussão o conteúdo das teses enviadas pela FENAJ aos sindicatos e a possibilidade de apresentação de novas teses. Nenhuma nova tese foi apresentada pelo plenário, a categoria optou por suprimir e adicionar conteúdos às teses enviadas pela federação.
Na tese guia nº1 intitulada “Conjuntura complexa e instável exige mobilização permanente”, a plenária sugeriu supressão no item 3 da tese guia, que trata da luta pela realização de II Conferência Nacional de Comunicação sob a justificativa que o debate sobre esse tema deve ser realizado de forma mais ampla (confira a supressão aqui). Por esse motivo, a plenária aprovou para a mesma tese uma adição de conteúdo relacionado a esse tema conforme dispõe abaixo:
“- Realizar um amplo debate sobre os cenários das políticas de comunicação no Brasil no Congresso Nacional dos Jornalistas, entendendo o Congresso como instância máxima e espaço de aglutinação da luta política e sindical da categoria. Dessa forma, podemos amadurecer as melhores estratégias para ampliar a cobrança por um novo marco regulatório nas comunicações e exigir que o governo abra debates públicos sobre o tema, como seminários, audiências e até mesmo a possibilidade de uma II Confecom”.
Os jornalistas presentes também sugeriram a adição de conteúdo à tese nº2 da Fenaj, que tem o tema “ENJAI para a capacitação dos jornalistas e assessores”, Confira as sugestões abaixo:
– Que a FENAJ coordene uma campanha nacional, juntamente com todos os sindicatos, para o fechamento de convenção coletiva para os assessores de imprensa com o Sinco e outras entidades patronais, que respeite os direitos já conquistados, como a jornada de 5 horas, e avance em outros;
– Construir negociação política com centrais sindicais, ONGs e conselhos de regulamentação profissional para garantir os direitos dos jornalistas que trabalham nessas entidades;
– Atuar contra a precarização dos contratos de trabalho pelas empresas de assessoria, impedindo fraudes como 'pejotização', terceirização e a modalidade sócio-cotista e consultorias;
– Lutar contra o acúmulo de funções do jornalista assessor de imprensa, promovendo uma Semana Nacional de Luta dos assessores de imprensa, coordenada pela FENAJ, visando o combate à precarização”.
- Lutar pela proibição da contratação de estagiário(a) para o exercício da função de assessor(a) de imprensa, respeitando a Lei de Estágio (11.788/2008).
Delegados
Ao final, a plenária escolheu cinco delegados titulares e três suplentes que representarão o Distrito Federal no ENJAI. São eles: Titulares - Eduardo Wendhausen Ramos, Renata Roncali Maffezoli, Leonor Soares Costa, Waleiska Emília Fernandes e Luiz Cláudio Linhares. Suplentes: Eliane Lopes Menezes, Marcos Francisco Urupá Moraes de Lima e José Vanderlei Cardoso.
Esses membros ficarão responsáveis pela apresentação das justificativas das supressões e adições de conteúdos às teses da FENAJ durante o Encontro, que ocorre em outubro, em Fortaleza, CE.
ENJAI
O ENJAI ocorre de dois em dois anos e neste ano será realizado em Fortaleza, CE. Assim como no DF, diversos estados realizarão eventos preparatórios para o ENJAI – considerado o principal fórum nacional de debates sobre o exercício da profissão de jornalista em assessorias de imprensa e de comunicação.
Temas como mercado de trabalho e áreas de atuação, responsabilidade social e ética profissional, compromisso com o direito do cidadão à informação de qualidade, políticas públicas de comunicação, liberdades de expressão e de imprensa serão abordados no XX ENJAI.
O evento contará com quatro painéis, seis oficinas e três rodas de conversa, além da plenária deliberativa. A expectativa do Sindicato organizador é de contar com a participação de cerca de 300 profissionais e estudantes. Veja mais aqui