O Sindicato dos Jornalistas do DF convocou assembleia nesta quinta-feira (1/3), às 17h, na sede do Correio Braziliense, para discutir as reivindicações dos trabalhadores sobre atrasos nos pagamentos. Apesar de regularizar parte das pendências financeiras dos funcionários, a empresa ainda tem que dar explicações sobre o atraso do cronograma aprovado pelos jornalistas em assembleia realizada no dia 20/11 acerca do pagamento das notas dos profissionais free lanceres, todo dia 20 de cada mês, além da quitação do PLR, do auxílio-alimentação e das férias compulsórias.
A empresa optou pelo pagamento do PLR em parcela única, que deveria ter sido repassada até 30 de dezembro de 2017. Contudo, o repasse não foi feito. Mais um ano em que o jornal vem descumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho. Outro ponto de irregularidade que já dura mais de três anos é o atraso e o parcelamento dos salários dos editores.
Na semana passada a empresa chamou a comissão interna dos trabalhadores para dizer que não irar conseguir comprimir com o acordo. O SJPDF, mandou oficio pedido uma reunião e uma posição oficial da empresa que ate o fechamento da matéria o sindicato não havia recebido nem uma resposta. A diretoria do Sindicato espera se reunir com gestores do veículo antes da assembleia para tratar do assunto.
A diretoria do Sindicato chama a atenção dos trabalhadores e da empresa que a partir do dia 1/3 a categoria entra no período de negociação da sua Data-base e é fundamental que a categoria em conjunto com o sindicato exija da empresa uma regularização das pendencias com os jornalistas antes mesmo que se iniciem as reuniões da mesa de negociação de 2018.