Em assembleia realizada nos dias 6 e 7/12, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação decidiram realizar atos em defesa do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo nesta terça-feira (11/12). A categoria irá protestar contra o descaso da direção da empresa pública, que desde 23/11 protela resposta sobre a contraproposta apresentada pela assembleia. Em Brasília, o ato será às 13h na escadaria Sul do Venâncio.
Na última reunião com os Sindicatos, dia 5/12, a empresa afirmou que ainda não teve resposta do Governo sobre a proposta entregue pelos trabalhadores. Não há reunião marcada para continuar a negociação. O acordo atual foi prorrogado até sexta-feira (14/12).
Contraproposta dos trabalhadores
Em assembleia ocorrida nos dias 22 e 23 de novembro, os trabalhadores da EBC definiram uma nova proposta econômica de reajuste de 4,56% (IPCA do período) mais 1% a título de reposição salarial, mantendo os dois vales alimentações extras.
A categoria também propõe a manutenção da complementação do auxílio previdenciário até o 120º dia de afastamento, mas com uma limitação de R$ 8.000,00. Além da garantia da complementação integral para os casos de doença ou acidente de trabalho.
Para o abono de falta, os trabalhadores defendem manter a cláusula vigente no acordo. A empresa quer cortar o abono para internações e consultas de familiares. Para a multa de descumprimento do ACT, os trabalhadores decidiram por garantir a cláusula vigente atual de multa de 5% do piso de analista e abrir mão da proposta apresentada na pauta inicial.
A assembleia também decidiu por rejeita a proposta de exclusão da cláusula de acúmulo ou desviode função feita pela empresa e de manter a proposta de retorno de viagens acima de cinco dias e de diminuição da intrajornada para 30 minutos.
Os trabalhadores ainda defendem as cláusulas novas de controle de frequência e redução da jornada, além de um novo texto para contribuição assistencial adequando a decisões do TST.
>>Confira o texto completo aprovado pela assembleia.