NOTA OFICIAL
Desde o início da pandemia, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF) vem cobrando das empresas que os jornalistas sejam protegidos e evitem as coberturas presenciais em frente ao Palácio do Alvorada e do Planalto dado ao alto grau de exposição e aglomeração gerado pelo Presidente e seus apoiadores, que se recusavam a utilizar máscaras e manter distanciamento, além das agressões aos profissionais da imprensa. Reforçamos mais uma vez a necessidade de que os profissionais sejam protegidos, especialmente agora diante do teste positivo para Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro.
No final da manhã desta terça-feira (07/07), imagens e denúncias que chegaram ao SJPDF comprovaram que o presidente da República, positivo para a COVID 19, colocou em risco os jornalistas e as equipes ao fazer o anúncio do resultado do exame. Por que o presidente não solicitou que um médico o fizesse? E qual será a postura daqui para frente? Já estamos oficiando as empresas jornalísticas para que suspendam a cobertura presencial no Palácio. Também solicitamos às empresas que testem e afastem todos os profissionais que estiveram expostos, nos últimos 10 dias, às coberturas que tiveram contato com o presidente da República, ministros e outros membros do governo.
Além disso, também vamos cobrar do Ministério das Comunicações para que seja mantida a divulgação de informações do Poder Executivo sem expor jornalistas a risco em entrevistas coletivas presenciais, incluindo as dos ministros, que devem passar a dar coletivas de forma virtual. Ademais, informamos que, caso haja teste positivo em jornalistas, com a possibilidade dada a partir de tais contatos, não descartamos acionar o presidente da República na Justiça.
Diretoria do SJPDF
*Fotos: reprodução TV Brasil 2