Notícias
Publicado em Sexta, 19 Março 2021 00:55
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Está no ar a campanha DF Vacinado! De iniciativa de diversas entidades da sociedade civil ─ entre elas, a CUT-DF ─ e cidadãs e cidadãos que compreendem a urgência da vacinação em massa contra a Covid-19, a campanha tem como foco principal a cobrança do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), pela compra direta e imediata de vacina para toda a população.

A campanha busca reunir, por meio de um abaixo-assinado, milhares de assinaturas da população exigindo a compra direta de vacinas pelo GDF e a imunização imediata contra a Covid-19. O site da campanha conta também com atualizações de informações sobre a situação da pandemia e sobre os avanços nos debates relacionados à vacina no DF e no Brasil.

A ideia é que as organizações que integram a campanha divulguem o abaixo-assinado suas redes sociais e dialoguem com suas bases sobre a importância de assiná-lo e fortalecer o movimento de pressão a Ibaneis.

No decorrer das ações, a campanha DF Vacinado deve transcender o meio virtual e chegar também às ruas. Tomando os devidos cuidados para evitar a propagação do vírus, as entidades que compõem o movimento realizarão uma força-tarefa para divulgação do abaixo-assinado em espaços com grande circulação de pessoas, como a Rodoviária do Plano Piloto e feiras permanentes, por exemplo. Nessas atividades externas, será distribuído um panfleto que apresenta a Campanha, explica a urgência da compra das vacinas e convida a população para se juntar à iniciativa.

Outro ponto importante é a notificação dos governantes à medida em que a campanha se consolida. A partir da plataforma do abaixo-assinado, Ibaneis e todos os parlamentares do DF ─ distritais e federais ─ serão notificados sobre o andamento da pressão e poderão tomar medidas para o avanço da vacinação na capital federal.

"Entendemos que, para solucionarmos essa situação de desemprego, de estagnação econômica e para barrar as mortes pelo vírus só há um caminho, que é a imunização de toda a população contra a Covid-19. Por isso, nos unimos para que cobrar de Ibaneis a compra das vacinas urgentemente"  - Rodrigo Rodrigues

Inércia e negligência

A campanha DF Vacinado foi pensada como uma ação unificada para pressionar Ibaneis e incitar qualquer movimentação em torno da compra da vacina. Desde o início da produção das primeiras vacinas, diversos governadores e prefeitos têm se articulado para adquirir diretamente os imunizantes. Inclusive, no dia 10 de março, foi sancionada a lei Nº 14.125/2021, que autoriza estados, DF e municípios a fazer a compra direta das vacinas contra a covid-19. No entanto, o chefe do executivo segue inerte, aguardando exclusivamente pelo plano de imunização do governo federal, que tem sido implementado vagarosamente.

“Nesse ritmo do plano de imunização do governo Bolsonaro, não teremos a vacinação da população antes de 2024. E o povo do DF não pode viver nessa situação por tanto tempo”, afirmou o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

Enquanto Ibaneis aguarda pelo quantitativo de imunizantes enviado pelo governo federal, a população do DF sente na pele os efeitos de uma das piores crises sanitárias dos últimos tempos. Não suportando a quantidade de internação pela Covid-19, o sistema de saúde da capital federal entrou em colapso. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento do vírus chegaram a marca de 100 % de ocupação e mais de 240 pessoas aguardam na fila de espera por uma vaga.

Em meio a esse cenário o desemprego segue em alta e o número de desempregados passa dos 290 mil. Como se não bastasse, comerciantes, pequenos e microempreendedores e a população mais vulnerável amargam com a ausência de uma política de amparo do GDF em tempos de pandemia.

“Diante de tudo isso, entendemos que, para solucionarmos essa situação de desemprego, de estagnação econômica e para barrar as mortes pelo vírus só há um caminho, que é a imunização de toda a população contra a Covid-19. Por isso, nos unimos para que cobrar de Ibaneis a compra das vacinas urgentemente”, disse Rodrigues.

Rodrigues lembrou também que o DF tem condições suficientes para comprar e armazenar as vacinas, além de implementar um plano de vacinação em massa que atenda a todas e todos. “O DF é uma unidade pequena, com pouco mais de 3,5 milhões de habitantes, se contarmos com o entorno mais próximo. Além disso, a distância entre as regiões é curta e temos uma ampla rede de unidades e postos de saúde. Isso significa que um processo de vacinação em massa poderia, se houvesse interesse, ser bem ágil. Podemos adotar qualquer modelo de vacina que for desenvolvida no mundo, pois temos na Universidade de Brasília resfriadores que são capazes de armazenar essas doses, mesmo aquelas que exigem maior tecnologia de resfriamento”, disse.

Participação das entidades CUTistas

O presidente da CUT-DF destacou também a importância da adesão das entidades CUTistas à campanha. Para ele, só a pressão de diversos movimentos e da população será capaz de provocar Ibaneis pela compra imediata das vacinas.

“As trabalhadoras e os trabalhadores estão passando por um momento bastante complicado com o fechamento de comércios e o aumento do desemprego. E, sem vacina, essa conjuntura se estenderá por muito mais tempo, trazendo ainda mais prejuízos. Dessa forma, é fundamental que as entidades sindicais adiram à campanha e leve o debate às suas bases. Juntos, teremos mais forças para pressionar Ibaneis pela vacina”, afirma.

Faça parte desse movimento

Apesar de a campanha DF Vacinado já está no ar, entidades, organizações e movimentos diversos ainda podem aderir à iniciativa e colaborar com a pressão ao chefe do executivo. Conteúdos sobre o tema também são bem-vindos. Para adesão, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Já para contribuir com conteúdo, o contato é pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Conheça a campanha DF Vacinado

Site: https://dfvacinado.org/

Facebook: https://cutt.ly/Tz46G1o

Instagram: https://cutt.ly/Bz4601A

Twitter: https://cutt.ly/Qz7qeJT

Receber notícias

LUTO: Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Linhares -> Vítima da Covid-19, Linhares nasceu em 1955 e foi jornalis… https://t.co/SgieBFVHyH
RT @ficaebc: A gente fala Rádio Nacional da Amazônia e imagina que ela só alcança a região norte do país. Mas ela vai além! O Adeilson Silv…

Acesse o Site