Notícias
Publicado em Quinta, 13 Maio 2021 15:19
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, RJ e SP convocam os trabalhadores da EBC para debater a privatização, negociação do acordo coletivo e a contaminação da Covid-19 na empresa pública. A assembleia virtual será nesta quinta (13), Às 20h, pelo aplicativo Zoom.

Segue o link para ingresso na assembleia: https://us02web.zoom.us/j/88399453786

IMPORTANTE: Caso haja proposta de votação na assembleia, para votar é imprescindível que a(o) empregada(o) esteja munida(o) do crachá funcional e utilize um dispositivo com câmera para participar da sala virtual.

Esta medida está sendo tomada para minimizar o risco de fraude na votação — já que na última assembleia, houve denúncias de pessoas participando da reunião com mais de uma conta. Agradecemos a compreensão de todas(os)!

 

Sobre as negociações do ACT

A EBC finalmente apresentou uma contraproposta para o Acordo Coletivo, via TST. Os sindicatos já oficiaram o tribunal, informando que a proposta é pior do que já foi apresentado.

A EBC apresentou uma cláusula nova, que nunca foi discutida com os trabalhadores, sobre controle alternativo de jornada. Por causa da Lei Complementar 173, a EBC não aceita reajustar nenhuma cláusula econômica. Sobre a progressão, a empresa mudou o discurso. Agora diz que não há disponibilidade orçamentária.

A empresa ainda quer implantar o banco de horas, que é prejudicial para grande parte dos trabalhadores. Pela primeira vez, a EBC admitiu que pode pagar o tíquete alimentação extra. Desde que aceitemos integralmente a proposta apresentada.

Sobre a privatização da empresa

Nesta quarta-feira (12), em audiência na CCTCI, da Câmara dos Deputados, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, reiterou intenção de EXTINGUIR a EBC. Faria seguiu na disseminação de informações distorcidas sobre a EBC dar "prejuízo" e perguntou: "Por que a gente vai manter?". Extinguir a empresa seria um ato inconstitucional, que tentará ser dado a partir de uma canetada da presidência da República, sem passar pelo Congresso. É necessário intensificar a campanha FICA EBC!  A comunicação pública é fundamental para a democracia brasileira! A EBC fica! Veja a fala do ministro pelos links abaixo:

Facebook: https://www.facebook.com/ficaEBC/videos/539955776991250
Twitter: https://twitter.com/ficaebc/status/1392534998331363332
Instagram: https://www.instagram.com/p/COyA99-pOVi/?igshid=jiuj6oobi9dm

Obs: A fala do ministro, na íntegra, você encontra em: https://youtube.com/watch?v=ukK7NOrAlgM. O trecho referenciado está em 2:52:08.

Receber notícias

RT @ficaebc: 📺📱📻 O deputado @enioverri, que também está conosco nesta luta, reforça a importância de uma empresa PÚBLICA de comunicação par…
23hreplyretweetfavorite
GDF volta a recusar vacina para jornalistas e radialistas -> Pela segunda vez no intervalo de seis meses o @Gov_DF,… https://t.co/xffhQ1L6la

Acesse o Site