campanha sindicalizacao 2021

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) oficiou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Ferreira, na última semana solicitando reunião para tratar das agressões à profissionais da imprensa na cobertura dos atos de apoiadores do presidente Bolsonaro na semana do 7 de setembro. O Sindicato também cobrou agilidade na apuração dos casos e responsabilização dos envolvidos, tanto agressores quanto policiais que, eventualmente, tenham se recusado a prestar socorro às equipes de imprensa.

Na véspera do 7 de setembro, apoiadores do governo Bolsonaro invadiram a Esplanada dos Ministérios, desrespeitando as barreiras estabelecidas pela Polícia Militar. Tanto nesse dia quanto durante o protesto de terça e nos atos nos dias seguintes, trabalhadores da imprensa foram tratados com hostilidade e sofreram agressões verbais e ameaças.

A diretoria do SJPDF identificou, e foi notificada de, pelo menos dez episódios envolvendo jornalistas, repórteres-fotográficos e repórteres-cinematográficos. Alguns deles tiveram que sair da manifestação sob escolta policial. Outros, ao recorrerem às forças de segurança ainda passaram por revista policial e constrangimento.

No dia 8 de setembro, equipes foram coagidas em frente ao Ministério da Saúde e obrigadas a se esconder no prédio para não sofrerem agressões físicas. E só conseguiram deixar o local com escolta da Polícia Militar.

Antes dos protestos, na sexta-feira (3), o Sindicato já havia oficiado o GDF e a SSP/DF cobrando a proteção dos profissionais, devido às ameaças divulgadas em redes sociais e também considerando episódios anteriores nos quais profissionais foram agredidos física e/ou verbalmente, por apoiadores de Bolsonaro e até pelo próprio presidente.

O Sindicato seguirá vigilante cobrando, dos governos e das empresas, a garantia do livre exercício do jornalismo, um dos pilares do nosso Estado Democrático.

Receber notícias

RT @JornalistasSP: Jornalistas da capital conquistaram o reajuste pela inflação após 6 meses de negociação. Em assembleia com mais de 300 p…
Importantíssima vitória dos movimentos de comunicação do Distrito Federal! https://t.co/McaZQgdH3k

Acesse o Site