O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal repudia a demissão de jornalista no Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). A dispensa ocorreu em meio a processo de alteração no plano de carreira das e dos jornalistas da entidade, que inicialmente previa incorporação de funções não compatíveis com a atividade jornalística. O SJPDF já solicitou reunião com a direção do Anffa Sindical, mas até o momento não obteve retorno.
Recentemente o sindicato analisou, a pedido do Anffa Sindical, uma proposta de ampliação de atribuições para jornalistas que atuam na entidade. “Percebemos algumas inconformidades e sugerimos atenção às atividades executadas exclusivamente por outras carreiras, entre elas de Publicidade, Secretariado e Relações Públicas”, explica Juliana Cézar Nunes, coordenadora-geral do Sindicato.
Em reunião com o Anffa Sindical, a diretora do SJPDF detalhou a análise feita pelo sindicato dos jornalistas e se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos que ainda se fizessem necessários. No entanto, sem qualquer outra comunicação com o SJPDF, o Anffa Sidnical optou por reduzir o número de jornalistas, o que não condiz com a intenção de ampliar a atuação da comunicação, conforme relatada na reunião.
O SJPDF foi surpreendido pela decisão, comunicada através da ouvidoria do sindicato. A entidade repudia a demissão e lamenta a postura adotada pelo Anffa Sindical. Seguirá ainda alerta para que a redução no quadro de jornalistas não implique em precarização das condições de trabalho e desvios de função dos demais trabalhadores da equipe.