campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Quinta, 09 Dezembro 2021 15:47
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A direção da Empresa Brasil de Comunicação informou em seu boletim interno (que ficou conhecido pelos trabalhadores como EBC Desinforma devido à falta de compromisso com a correção e verdade dos fatos) que ajuizou uma ação de dissídio sobre a greve.

A ação de dissídio da direção da EBC é resultado direto da mobilização dos trabalhadores em greve. Até outubro, a EBC não se dispunha a garantir qualquer reajuste, buscava impor o banco de horas e ainda deixou de cumprir as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho. O recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) é, portanto, uma demonstração da força da greve, que afeta todas as atividades da empresa.

As entidades sindicais aguardam ser notificadas, mas desde já se colocam à disposição para a mediação no âmbito do TST, processo que já foi tentado entre 2020 e 2021 e encerrado pela falta de disposição em negociar por parte da direção da EBC.

Os sindicatos dos jornalistas e radialistas também protocolam nesta quinta-feira (9) a contraproposta aprovada em assembleia realizada no dia 8 de dezembro, que prevê preservação do ACT conforme a última redação vigente mais reajuste nos salários e benefícios correspondente à reposição inflacionária do período mais 1% relativo a perdas de anos anteriores. Além disso, a proposta prevê a regulamentação do teletrabalho e novos direitos para lactantes referente à jornada.

Assembleia impede interferência da EBC na greve

Na última segunda-feira, a assembleia da EBC deu uma forte resposta a tentativa de corte de direitos, prejuízos salariais e ameaças aos trabalhadores. Os trabalhadores em greve rejeitaram a tentativa da EBC de manobra e interferência nas decisões soberanas da assembleia. A direção da empresa tentou até intimidar os piquetes pacíficos, com a chamada da polícia em duas ocasiões para desligar o equipamento de som.

A greve foi a resposta necessária a ação da EBC de desprezar as cláusulas então vigentes do acordo e da postura intransigente de negociar perdas inflacionárias nos salários e benefícios. A greve é legítima e necessária, e atendeu a todos requisitos legais.

Continuidade da greve

O ajuizamento da ação de dissídio não encerra nada. É preciso aguardar as providências do TST e uma mediação bem sucedida depende da continuidade e ampliação da mobilização dos trabalhadores. Por isso é fundamental manter e fortalecer a greve até o TST apresentar suas medidas.

Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP
Sindicatos dos Jornalistas do DF, RIO e SP

Receber notícias

Agradecemos o apoio, deputada! https://t.co/tR0I4pGOeH
3hreplyretweetfavorite
RT @cris_charao: Contra a mesquinhez e patifaria dos patrões donos de jornais e revistas, os trabalhadores cruzam os braços. #jornalistasva
3hreplyretweetfavorite

Acesse o Site