A disparada das contaminações pela variante Ômicron da Covid-19 coloca novamente para os jornalistas o risco cotidiano de comprometer a própria saúde no exercício da profissão - e, mais ainda, expor ao vírus os familiares. A notícia coincide com o retorno progressivo das redações ao trabalho presencial.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF alerta a categoria para manter os protocolos sanitários e exigir, das empresas, o cumprimento de todas medidas de segurança e prevenção impostas pela pandemia em toda a rotina de trabalho, seja nas redações, seja nas saídas para cobertura. As empresas devem oferecer espaço arejado e com distanciamento aos trabalhadores, além de máscaras, álcool em gel e testagem dos profissionais que apresentarem sintomas ou tiverem contato com pessoas contaminadas no ambiente de trabalho.
O SJPDF reforça que seus canais de comunicação seguem abertos para que sejam informados os problemas e denunciadas as violações dos protocolos sanitários.
A evolução do quadro obriga que se considere o retorno ao trabalho remoto, na medida do necessário, de maneira a não repetir a experiência de surtos de Covid-19 nas redações, verificada em 2020. Notícias recentes de casos em emissoras como Globo e SBT, em São Paulo, motivaram a intervenção do Sindicato dos Jornalistas de SP.
Em Brasília, o Sindicato acende o sinal amarelo e já oficiou as empresas para que mantenham rigor na proteção de todos! Não é preciso esperar uma nova onda da Covid-19 na nossa categoria para que medidas sejam adotadas!
Sigamos atentos e em defesa de nossos direitos e de nossa saúde.