campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Sexta, 25 Fevereiro 2022 19:33
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF registra com imenso pesar a partida do colega Dida Sampaio, repórter fotográfico que inscreveu seu nome na história do jornalismo brasileiro com as imagens que captou ao longo de quatro décadas de carreira.

Para gerações de jornalistas - bem como de leitores - o trabalho de Dida foi o testemunho direto e corajoso de momentos críticos da história política recente. Como repórter fotográfico da sucursal de O Estado de S. Paulo em Brasília, imortalizou imagens da resistência à ditadura militar e da luta pela restauração da democracia.

Em tempos mais recentes, Dida foi vítima da violência de simpatizantes bolsonaristas em 2020, quando cobria uma manifestação antidemocrática convocada por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Ao longo da carreira, Dida colecionou reconhecimentos, entre eles dois prêmios Esso e três Vladimir Herzog - este, conferido pelo Sindicato dos Jornalistas de SP para trabalhos relevantes para a defesa dos Direitos Humanos.

Nascido no Ceará em 1969, Dida se radicou em Brasília e aqui construiu uma trajetória reconhecida pelos colegas, pelo público e pelos que acompanham o jornalismo brasileiro.

Dida também contribuiu com a história da luta dos jornalistas na capital federal. Era filiado ao sindicato desde 1992, sendo diretor da entidade entre 2004 e 2007.

Hospitalizado há algumas semanas, não resistiu às decorrências de um aneurisma. Comprometido desde sempre com a defesa dos direitos e das condições de trabalho de fotógrafos e outros profissionais, Dida deixa imensa saudade entre a categoria. O SJPDF expressa suas mais profundas condolências aos familiares, amigos e colegas que hoje lamentam a partida de uma referência para o jornalismo em Brasília e no Brasil.

Receber notícias

Próxima assembleia: 04/07 (2ªf.), a partir das 20h! Para participar, envie email para sjpdf2020@gmail.com Vamos a… https://t.co/umfNcns6y4
(em todas as faixas, o valor será proporcional aos meses trabalhados entre 1/4/21 e 31/3/22; para cada mês,1/12 do… https://t.co/EbiJIwUs2I

Acesse o Site