campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Sexta, 25 Março 2022 15:38
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A direção da EBC segue a escalada de perseguição aos trabalhadores e aparelhamento dos canais em prol da campanha antecipada de Bolsonaro.

Nessa quinta-feira (24), mesmo dia em que os empregados e empregadas fizeram um ato contra o bônus salarial dos diretores, a empresa começou a informar que os plantões passarão a ser feitos em todos os finais do semana do mês.

Sem quaisquer argumento e nenhuma demanda de trabalho justificável, a EBC busca retaliar jornalistas e radialistas por se negarem a aceitar um ACT prejudicial aos trabalhadores. O corpo funcional rejeitou, por diversas vezes, proposta da empresa de incluir um banco de horas para acabar com a prorrogação de jornada dos trabalhadores, descontando até 40% dos salários destes profissionais.

O aumento nos plantões ocorre também depois de a EBC ser condenada a pagar R$ 200 mil de dano moral coletivo no TRT e a tomar uma série de medidas contra o assédio moral e a humilhação dos trabalhadores. A empresa tenta punir todos trabalhadores da área finalística que ousaram denunciar os desmandos das chefias à Justiça.

O contrato habitual e real dos trabalhadores da EBC, e também de todos outros funcionários de veículos de comunicação privados, não demanda a realização de plantões semanais de todos os trabalhadores. O regime de escala de cerca de um plantão por mês é regra em todos eles. E é assim na EBC há mais de quatro décadas, desde a época da Radiobras.

Os Sindicatos dos Jornalistas e os Sindicatos dos Radialistas do Distrito Federal, Rio e SP não aceitarão mais essa medida truculenta e irresponsável da direção da EBC. Exigiremos responsabilização de cada chefe. Tomaremos medidas judiciais e uma grande mobilização será convocada para a próxima semana.

Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do DF, RJ e SP

Receber notícias

Próxima assembleia: 04/07 (2ªf.), a partir das 20h! Para participar, envie email para sjpdf2020@gmail.com Vamos a… https://t.co/umfNcns6y4
(em todas as faixas, o valor será proporcional aos meses trabalhados entre 1/4/21 e 31/3/22; para cada mês,1/12 do… https://t.co/EbiJIwUs2I

Acesse o Site