campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Sexta, 25 Março 2022 15:44
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Na última quarta-feira (23), os Sindicato dos Jornalistas do DF, o Sindicato dos Radialistas do DF e a Comissão de Empregados participaram de uma audiência do Ministério Público do Trabalho para discutir a situação da saúde mental dos trabalhadores resultante do assédio moral praticado pela empresa.

A audiência faz parte de uma investigação aberta pelo MPT, baseada em casos recorrentes de perseguição de trabalhadores na empresa, cujos padrões comprovam que a EBC é conivente e até favorece essas situações. Na audiência, as entidades relataram a continuidade de assédio na empresa, o que vem resultando no afastamento em massa de empregados. Alertaram para a postura de ameaças na negociação do acordo coletivo e da intenção de obrigar os trabalhadores a fazerem plantões todos os finais de semanas, o que acabou se confirmando nesta quinta-feira. Foi sugerido ainda que o processo de avaliação fosse suspenso até que o método seja discutido com os representantes dos trabalhadores.

A empresa apresentou dados que assustaram a todos. O número de trabalhadores afastados por causas psicológicas saltou de 6% em 2015 para 11% em 2021, tendo seu recorde de 15% em 2019.

A procuradora Carolina Mercante propôs que a empresa começasse a tomar as medidas julgadas em outro processo, também movido pelo MPT, de assédio moral coletivo que resultou em condenação em segunda instância. Pediu que a empresa apresente esclarecimentos sobre o método do processo de avaliação de desempenho.

A procuradora sugeriu ainda que a empresa se reúna com as entidades antes da próxima audiência, que será realizada em 05/04, desta vez de forma presencial. Reforçaremos, mais uma vez, os ataques da empresa aos trabalhadores com a exigência de plantões em todos finais de semana.

Receber notícias

Próxima assembleia: 04/07 (2ªf.), a partir das 20h! Para participar, envie email para sjpdf2020@gmail.com Vamos a… https://t.co/umfNcns6y4
(em todas as faixas, o valor será proporcional aos meses trabalhados entre 1/4/21 e 31/3/22; para cada mês,1/12 do… https://t.co/EbiJIwUs2I

Acesse o Site