Banner sindicalizacao 2023

Notícias
Publicado em Sábado, 14 Janeiro 2023 16:23
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, nesta sexta-feira (13), Kariane Costa Silva de Oliveira como nova presidenta interina da Empresa Brasil de Comunicação. Ela irá conduzir o processo de transição para nova gestão, a ser implementada nos próximos meses.

A jornalista é concursada da EBC há 10 anos e atual representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. No ano passado, a profissional foi duramente perseguida e ameaçada de demissão, após denunciar casos de assédio e censura na empresa.

Kariane Costa tem 41 anos e mais de 18 anos de experiência como jornalista. Ela foi representante da Comissão de empregados da EBC em 2016 e atuava como setorista de política da Rádio Nacional no Congresso Nacional.

O presidente da República destituiu a atual diretoria e exonerou Glen Valente, ex-presidente da empresa, e mais outros quatro diretores: os militares Roni Baksys e Márcio Kazuaki, o Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, Pedro Marcos Boszcovski e a diretora Sirlei Batista. O Diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales da Silva foi mantido.

Durante os quatro anos de governo Bolsonaro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, junto com demais entidades da sociedade civil, denunciou por diversas vezes o desvirtuamento da missão pública da EBC, a utilização dos veículos para propaganda do governo federal e a censura a trabalhadores e trabalhadoras. 

Diversos dossiês foram divulgados, reunindo centena de casos relatados pelos funcionários e pelas funcionárias da EBC.

Diversos dossiês foram divulgados, reunindo centena de casos relatados pelos funcionários e pelas funcionárias da EBC.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse em nota que “a composição do processo de transição, reunindo empregados concursados da empresa, mas também representantes da sociedade e profissionais da área, mostra nosso compromisso com a comunicação pública e com a integridade e o fortalecimento da EBC”.

A EBC é a empresa responsável pelo sistema público de comunicação federal. É responsável pelas sete Rádios Nacional e MEC, a TV Brasil, Agência Brasil e Radioagência Nacional. Ela também presta, sobre contrato, serviços de comunicação ao governo, com a produção da Voz do Brasil e transmissão de atos oficiais.

* Com informações da Agência Brasil

Receber notícias

Acesse o Site