Os Sindicatos dos Jornalistas do DF, RIO e SP e os Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP convocam os trabalhadores da EBC para assembleia que irá decidir sobre o acordo para encerrar o dissídio coletivo de 2020 a 2022 nesta sexta-feira, 19/5, às 14h.
- Em Brasília: portaria sul
- No Rio: estúdio 3
- Em São Paulo: estúdio
Nesta terça-feira (17), ocorreu reunião para negociação dos termos finais do acordo, que teve sua redação finalizada nesta quarta (18).
A proposta de acordo prevê:
- Reajuste de 11,09% nos salários retroativos à janeiro de 2022;
- Não reajuste em benefícios, como auxílio alimentação, creche e PCD;
- Manutenção das cláusulas sociais previstas no acordo;
- Acordo específico para progressão nas carreiras, retroativo a janeiro de 2022, com acordo judicial e adesão de quem não está coberto pelas ações;
Os Sindicatos reafirmam que a proposta é fruto da da luta e resistência ao desmonte da empresa e desvalorização dos trabalhadores, que culminou na maior greve da história da EBC, em 2021, em que a categoria não aceitou as chantagens que a empresa queria impor. Lembramos ainda que sem as ações dos sindicatos, que abragem mais de 1.000 trabalhadores/as, a empresa nunca apresentaria um acordo para progressão dos anos de 2020 e 2021.
Os Sindicatos ainda reforçam que, pela ausência de pessoas com poder de decisão nas reuniões, por parte da empresa, em que só participaram o gerente de Gestão de Pessoas e uma consultora do jurídico, esse processo acabou sendo menos ágil que o necessário. Mesmo assim, os Sindicatos se empenharam na articulação de reuniões no âmbito do TST e do TRT, ao longo dos ultimos meses, para buscar as complexas soluções jurídicas que o acordo exigia para ser viabilizado.
Sindicatos dos Jornalistas DF, SP e RIO
Sindicatos dos Radialistas DF, SP e RJ