Notícias
Publicado em Segunda, 23 Outubro 2023 15:10
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Acordo Coletivo da EBC: assembleia presencial na quinta-feira

Após 2 meses sem nenhum retorno da direção da EBC sobre o acordo coletivo de 2022 e o acordo coletivo que tem data-base 1 de novembro de 2023, assembleia dos trabalhadores da EBC ocorre nesta quinta-feira (13h), na porta de cada sede da empresa.

Em 30 de agosto, a EBC se reuniu com sindicatos para apresentação de uma proposta, mas essa precisaria ainda de aprovação do Ministério de Inovação e Gestão de Serviços Públicos.

A direção da empresa propôs um acordo de 2 anos, compreendendo os ACTs de 2022/2023 e 2023/2024, com reajuste valor do IPCA nas duas datas bases para cláusulas econômicas; mas sem a recuperação das perdas salariais anteriores. Além de avanços em cláusulas relacionadas a PCD e pessoas com doenças raras, e aumento da redução de jornada para mãe até 18 meses dos filhos.

Apesar dos avanços da proposta patronal, um alto preço é cobrado aos trabalhadores: a EBC pede que seja excluída a cláusula que determina a reserva de cargos da empresa na proporção de 70% para o pessoal do quadro e 30% com possibilidade de nomeação de fora.

Será feito informe da (não) negociação do acordo coletivo e a assembleia deve decidir sobre mobilizações e a conveniência de deflagração de greve.

Receber notícias

Acesse o Site