Notícias
Publicado em Quarta, 04 Setembro 2024 00:02
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas do DF vem, por meio desta nota, enfatizar a urgência da nomeação dos aprovados para o cargo de Gestor de Políticas Públicas e Gestão Governamental - Jornalismo (cargo 108), edital nº 10/2022, homologado no dia 28 de julho de 2023, uma vez que se trata de um concurso que não é realizado há mais de 10 anos, e que há um déficit expressivo de jornalistas na Administração Pública do Distrito Federal.

Na primeira nomeação de Gestores PPGG, realizada no primeiro semestre de 2024, ao contrário das outras categorias - que tiveram quase a totalidade dos aprovados no número de vagas imediatas nomeados - os jornalistas tiveram apenas duas nomeações dentro dos oito que ficaram dentro das vagas imediatas.

Acreditamos ainda que, para uma gestão saudável das Assessorias de Comunicação (ASCOM) do GDF, e do canais públicos do GDF, como a Rádio Cultura, deve haver um equilíbrio numérico entre servidores comissionados e efetivos. Isso porque, se por um lado os comissionados são parte fundamental do funcionamento da ASCOM, trazendo dinâmica e flexibilidade para as ações, por outro, o servidor efetivo é peça chave para garantir que a memória administrativa não se perca a cada nova administração, trazendo eficiência e maior qualidade para o processo comunicacional público.

Contudo, em pesquisa realizada junto às secretarias e órgãos do GDF no final de 2023, constatou-se que dos 38 órgãos do Governo do Distrito Federal (Secretarias, Autarquias, Fundações e Institutos) em apenas 11 (29%) a ASCOM possui pelo menos um servidor efetivo de carreira, na área de Jornalismo. No total, há 143 pessoas trabalhando nas ASCOMs desses 38 órgãos, sendo que apenas 29 (20%) são de servidores efetivos. Essa situação reflete um cenário preocupante de falta de estabilidade e continuidade da comunicação governamental e até precarização do trabalho da ASCOM como um todo.

Dentro desse contexto, e com a aprovação na LDO de 2025 com a previsão de nomeação de 1.900 PPGGs, enxergamos uma oportunidade histórica de nomeação de 46 jornalistas no quadro do GDF. Isso não apenas elevaria o nível da comunicação da Administração Pública com a população, como melhoraria as condições de trabalho de todos servidores de ASCOM (sejam eles comissionados ou efetivos).

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal

Receber notícias

Acesse o Site