Em mais uma ação em defesa dos direitos dos jornalistas, o SJPDF apresentou impugnações dos editais dos concursos para o Conselho Federal de Medicina (CFM) e para a empresa pública Dataprev.
No caso do CFM, mesmo que edital tenha sido suspenso temporariamente, o Sindicato pede a correção da carga horária para o cargo de Jornalista, respeitando a jornada prevista na CLT de 5 horas diárias.
Em relação a Dataprev, o Sindicato pede a caracterização do cargo previsto de "Comunicação Social" como um cargo de jornalista. Isso porque a grande maioria das funções previstas são exclusivas da profissão de jornalista, conforme lei.
Além disso, o conteúdo programático exigido é majoritariamente voltado ao jornalismo. O SJPDF ainda pede a correção da carga horária de 40 para 30 horas semanais, conforme previsão da CLT, e a exigência do diploma em jornalismo.
Caso as demandas da entidade não sejam atendidas, será estudado o ingresso de ação de impugnação na justiça.
A diretoria reforça que a categoria pode apresentar denúncias relativas a concursos ou vagas irregulares pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..