Notícias
Publicado em Segunda, 11 Agosto 2025 10:56
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) manifesta condolências aos familiares e amigos da editora Nádia Batista Franco, da Agência Brasil, falecida nesse sábado (9), aos 73 anos. Nádia passou mal enquanto viajava para Paracatu (MG), cidade de sua família. O sepultamento ocorreu na mesma cidade, nesse domingo (10).

A entidade lamenta profundamente a perda de uma profissional tão dedicada e uma colega gentil e prestativa, opinião unânime entre aqueles que conviveram com ela.

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nádia começou a carreira no jornal Correio Braziliense. Trabalhou 49 anos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a maior parte desse tempo na Agência Brasil. Além de editora, também foi gerente de redação.

O editor Kleber Sampaio prestou seu depoimento sobre a colega em matéria da Agência Brasil: "Nádia foi uma profissional correta e educada. Dominava muito bem a língua portuguesa”.

Recentemente, a jornalista foi uma das homenageadas nas comemorações dos 35 anos da agência, ajudando a consolidá-la entre os mais importantes veículos de notícias do país. “O cuidado com o texto e o zelo com a informação são ensinamentos que vão continuar nos guiando", destacou a gerente de Jornalismo Digital da EBC, Juliana Cézar Nunes. Nádia também era filiada ao Sindicato dos Jornalistas do DF e sempre participava das mobilizações por valorização profissional e defesa do projeto de comunicação pública.

O sindicato se solidariza com a família e todos que a conheciam e a admiravam, se despedindo de Nádia com as mais sinceras deferências pela contribuição excepcional à profissão, à comunicação pública e ao cotidiano de quem teve a honra de dividir a vida com ela.

Brasília, 11 de agosto de 2025.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal

Receber notícias

Acesse o Site