A defesa dos servidores do Incra e a valorização profissional na autarquia foram destacadas pelos representantes de Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Nacional dos Servidores Públicos Federais Agrários (Cnasi-AN) durante a participação no Encontro de Comunicadores do órgão.
A participação de SJPDF, Fenaj e Cnasi-AN ocorreu em 27 de novembro, no terceiro e último dia do Encontro de Comunicadores do Incra, realizado na sede nacional da autarquia, em Brasília (DF).
Foram debatidos temas como: jornada de trabalho, condições trabalhistas, estruturas predial e de dados, equipamentos técnicos especializados, programas e aplicativos de uso profissional, espaço e abertura juntos à gestão do órgão e demais setores no âmbito nacional e regional / estadual para prospecção de informações e produção de conteúdo.
Valorização
A presidenta da Fenaj, Samira de Castro, abordou o papel estratégico do comunicador público, os desafios atuais da profissão e a necessidade de valorização dos jornalistas e demais profissionais de comunicação que atuam no Serviço Público Federal.
Para Samira a comunicação pública é política de Estado e deve ser exercida com autonomia, ética e condições adequadas de trabalho. Devem estar presentes o respeito à regulamentação profissional e o diálogo permanente com o MGI sobre jornada, direitos e estruturação das equipes.
A presidenta da FENAJ defendeu que fortalecer a comunicação pública institucional é fortalecer a democracia. Afinal quase um quarto dos 47 mil jornalistas empregados no país atuam no setor público.
Já o diretor da Cnasi-AN, Roberto Almeida, relatou a trajetória de luta da entidade nacional dos servidores do Incra, destacou as ações pela reestruturação de carreiras em 2024. Ele ressaltou ainda o aumento de 23,82% na remuneração dos servidores do Incra.
Ao final, os representantes de SJPDF, Fenaj e Cnasi-AN reafirmaram que seguem ao lado dos servidores e jornalistas do Incra e de todo o Serviço Público, na defesa da transparência, da ética e da valorização profissional.
Encontro
O Encontro dos Comunicadores do Incra contou com a participação de cerca de 60 pessoas entre gestores e assessores do Incra jornalistas, publicitários, relações públicas, social media, marqueteiros, designers, assessores de comunicação, repórteres-fotográficos e videomakers.
Foram convidados especialistas de diversas áreas e discutidos os problemas do segmento de profissionais do setor de Comunicação do Incra e do Serviço Público, bem como estabelecendo propostas de atuação e valorização profissional.
Além do “Painel de Questões Administrativas”, com participação de SJPDF, Fenaj e Cnasi-AN, durante os três dias do evento, houve debates e exposições de especialistas convidados sobre diversos aspectos da comunicação com entidades do direito à comunicação, representantes da Rede Nacional de Comunicação Pública, da EBC, pesquisadores da UnB da Faculdade de Comunicação e de Agronegócio e Agricultura Familiar.
Os representantes do SJPDF no evento foram os diretores da Coordenação Jurídica da entidade Lúcio Mello e Reginaldo Marcos Aguiar, que também são servidores do Incra. Eles contribuíram com o Encontro com repasse de informações, avaliações, indagações, análises, posicionamentos, debates.
Carta e reivindicações
Na última parte do evento, o convidado a participar do Encontro foi o presidente do Incra, César Aldrighi, que fez exposição sobre “A Política Agrária, desafios, perspectivas e o papel da comunicação: conquistas, cenários e desafios”. Aldrighi destacou ainda as ações de sua gestão no atual Governo, relacionando-a com aspectos de comunicação pública efetivada pela Assessoria de Comunicação do órgão.
Ele ouviu dos participantes as pautas e reivindicações da categoria de comunicadores do Incra, fez alguns argumentos e ao final acertaram que um documento do evento seria repassado oficialmente à Presidência do órgão para avaliação.
Ao final do encontro os participantes concordaram em elaborar uma carta com as pautas e reivindicações da categoria de comunicadores do Incra para apreciação da Presidência do órgão e outras instâncias do Governo Federal.
Fonte: SJPDF, Fenaj, Cnasi-AN e Ascom Incra