A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se nega a retomar o grupo de trabalho (GT) do concurso público, parado há mais de um ano.
Diante da falta de perspectiva para implantação do edital da EBC, os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo iniciaram campanha para pressionar a direção a tirar o concurso do papel ainda durante essa atual gestão.
Tendo em vista o encaminhamento do Plano de Cargos e Remunerações (PCR) à Sest nas últimas semanas, em acordo com os trabalhadores e com a Secom, não há mais obstáculos que impeçam a imediata instalação do GT.
Infelizmente, a direção da EBC insiste que qualquer medida para o concurso só pode ser tomada após a implementação total do PCR, justificativa rejeitada pelas entidades.
Defendemos que esse trabalho comece imediatamente tendo em vista uma série de etapas preliminares para concretização da seleção pública e os alongados prazos da Administração Pública para execução de projetos.
É fundamental que o concurso não dependa da decisão do próximo governo. Não podemos esperar mais sob o risco de perder a janela histórica e condenar a empresa à terceirização ou ao colapso.
Desde 2016, a empresa perdeu cerca de 30% dos seus trabalhadores e trabalhadoras. Quase todo o funcionalismo público abriu concurso no atual governo Lula, por que não a EBC?
Não há comunicação pública sem empregados e empregadas públicas! Há três caminhos possíveis: colapso da EBC; terceirização ampla ou concurso público!
Confira em: https://www.instagram.com/valorizaebc/
Sindicatos de Jornalistas do DF, Rio e SP
Sindicato de Radialistas do DF, Rio e SP