Frente ao escândalo da compra de ativos fraudados do Banco Master pelo BRB, a situação do governador do DF Ibaneis Rocha se torna insustentável.
Diante dos novos fatos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal exige o afastamento de Ibaneis e a ampliação das investigações para encontrar os responsáveis pelo rombo bilionário no banco, que é patrimônio do povo do DF.
As relações espúrias entre os donos do Master e agentes políticos devem ser amplamente investigadas, inclusive no financiamento eleitoral de políticos da extrema-direita.
Importante lembrar ainda que, no ano passado, quando a compra do Banco Master pelo BRB era discutida na Câmara Legislativa do DF, 11 entidades empresariais do DF assinaram carta na qual frisaram que “a compra do Banco Master, é um passo relevante para o fortalecimento do BRB” - conforme divulgado pelo Correio Braziliense em 19/08/2025. Urge também aprofundar as investigações sobre os interesses dessas e de outras figuras do setor empresarial do DF na aquisição do banco fraudulento.
Cabe destacar ainda a relação de Vorcaro, dono do Banco Master, com diversos portais de comunicação e a tentativa de aquisição dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.
O Sindicato se soma a mobilização de movimentos sociais para que o governador Ibaneis seja investigado e que o BRB seja preservado de todos os rombos, estimados em R$ 5 bilhões, provocados pelo governo distrital.
A população do DF não pode pagar a conta desse crime!