Os Sindicatos dos Jornalistas e Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP e a Comissão de Empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se reuniram na tarde desta sexta-feira (5) com o juiz responsável pelo processo de mediação do Acordo Coletivo 2018/2019, Rogério Neiva. Na reunião, foram sinalizados avanços em relação à última proposta presente na mesa de negociação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho.
Há possibilidade, inclusive, de reajuste maior do que o último índice discutido na mesa de mediação, que é de 3,2%, correspondente a 80% do acumulado do INPC – índice utilizado pelo TST no processo de mediação. Lembrando que historicamente o índice utilizado nas negociações da EBC é o IPCA, que registra acumulado de 4,56% na data-base.
A proposta ainda não foi apresentada oficialmente, portanto não é possível decretar como certo o avanço discutido hoje. É aguardada anuência do governo para a mediação, que está condicionada a reajuste apenas no salário e não nos benefícios, segundo o TST por limitações na LOA.
A perspectiva é que a proposta de mediação seja entregue a tempo da nossa próxima assembleia, a ser realizada na terça-feira (9), às 13h, em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Leia mais: EBC ataca sindicatos e trabalhadores após aprovação de estado de greve